Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43533
Share on
Title: | Aplicação do Fitradeoff para priorização de trecho de rodovias federais de Pernambuco. |
Authors: | SÁ, Tamires da Cruz |
Keywords: | Rodovias – Acidentes; Estradas - Medidas de segurança; Segurança no trânsito - Análise; Rodovias - Medidas de segurança |
Issue Date: | 30-Apr-2021 |
Citation: | SÁ, Tamires da Cruz. Aplicação do Fitradeoff para priorização de trecho de rodovias federais de Pernambuco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O rápido crescimento do tráfego de veículos, especialmente na mobilidade rodoviária motorizada, resulta em um aumento sustentado dos problemas de segurança de acidentes, causando muitas mortes nas estradas que atingiu cerca de 1,35 milhões de pessoas em todo mundo, no ano 2016 (WHO, 2018). Estima-se que cerca de 90% das mortes ocorrem em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que mostra que dirigir um veículo é muito mais arriscado nesses países (WHO, 2018). No ano de 2018, os acidentes de trânsito causaram ao Sistema Único de Saúde (SUS) custos de aproximadamente R$ 265 milhões, sendo que a maior parte desse valor foram destinados a internações hospitalares, atendimentos de urgência e a emergência. Portanto, gerando elevados custos a sociedade (MINISTERIO DA SAÚDE, 2019). Identificar e avaliar a priorização dos trechos de rodovias mais críticos é um problema de decisão multicritério. Para tanto, uma das maiores dificuldades no uso de modelos de suporte à decisão multicritério é a obtenção dos parâmetros dos modelos que refletem a estrutura de preferência do tomador de decisão. A principal característica do método FITradeoff, comparada aos processos de elicitação dos pesos do método tradeoff, é que o FITradeoff trabalha com informações parciais sobre as preferências do decisor (agente da policia rodoviária) e, portanto, requer menos esforço cognitivo por parte do decisor durante o processo de elicitação, possibilitando assim um processo de tomada de decisão transparente que facilita o entendimento do problema (FREJ; DE ALMEIDA; COSTA, 2019). Em análise prévia, verifica-se que as rodovias BR-101/PE e BR-232/PE do estado de Pernambuco apresentam o maior número de acidentes de trânsito. Para tanto, o método FITradeoff foi aplicado nos diversos trechos que compõe essas rodovias a fim de identificar os trechos mais críticos na visão da acidentalidade de trânsito. Como resultado, encontrou-se que o trecho da rodovia BR-101/PE (que corresponde o trecho entre a BR-232/PE e PE-007) é o trecho mais crítico entre os 64 trechos de rodovias analisados, sendo importante a priorização do trecho apresentado. Em suma, observar-se que os trechos não devem ser analisados isoladamente por cada critério, pois pode levar a erros e não representar o cenário real. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43533 |
Appears in Collections: | TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SÁ, Tamires da Cruz.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License