Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4353
Título: Uma dimensão contemporânea de EAD?: discussões monográficas de conclusão de curso a distância para tutores
Autor(es): de Barros Albuquerque dos Santos Ferreira, Renilze
Palavras-chave: Educação a Distância;Formação de Tutores;TICs na EAD
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Barros Albuquerque dos Santos Ferreira, Renilze; Smith Cavalcante, Patrícia. Uma dimensão contemporânea de EAD?: discussões monográficas de conclusão de curso a distância para tutores. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Na conjuntura da Educação a Distância (EAD) contemporânea as Tecnologias da Informação e da Comunicação estão presentes no âmbito organizacional e metodológico desta modalidade, propiciando novas formas de fazer educação e ampliando as possibilidades educativas. Os Governos Federal e Estaduais, no Brasil, têm investido pesadamente nesta modalidade, estimulando a criação e oferta de cursos em EAD. O Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco criou e ofereceu o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em tutoria para as licenciaturas diversas a distância , visando formar tutores para cursos de graduação a distância. Nosso objetivo de pesquisa foi investigar os pilares da EAD contemporânea expressos nas produções monográficas dos professores deste curso a distância. Tomamos como objeto de análise 46 monografias de conclusão de curso, elas foram as sínteses dos professores formados no curso. Com os resultados de nossa pesquisa constata-se inicialmente que o curso de formação fora organizado e ofertado a partir destes pilares. A metodologia se inseriu numa pesquisa qualitativa por centrar-se na área de ciências humanas e sociais (GAMBOA, 2002), diante de um estudo de caso com referência significativa (CHIZZOTTI, 1995) considerando o curso citado, numa análise de conteúdo ao se fazer análise de textos escritos (BAUER e GASKELL, 2002) ao se analisar quarenta e seis monografias do referido curso. Na análise verificamos que os trabalhos monográficos priorizaram assuntos diversos nos âmbitos organizacionais e metodológicos de um curso a distância como curso, metodologia, professor/tutor, aluno, interatividade, avaliação e material didático. Os temas e expressões analisados nas monografias apontaram para preocupações atuais e relevantes ao contexto da EAD, muitos convergindo para temas estudados no curso pelas disciplinas que foram oferecidas, refletindo a formação vivenciada no curso. Os resultados mostraram, ainda, que as preocupações dos professores em formação giraram em torno da EAD contemporânea, e apontaram o curso organizado em parceria e com modelo flexível; a metodologia de ensino fundamentada na integração diante dos recursos da mídia; o tutor no papel de professor e o aluno em novo perfil, autônomo, responsável e interativo; avaliação híbrida; e, o material didático elaborado com critérios específicos. Acreditamos que nossos resultados podem oferecer suporte a iniciativas na modalidade a distância, governamentais ou não, uma vez que desvendamos as idéias e preocupações dos tutores a distância, após uma formação em nível de especialização
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4353
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3611_1.pdf1,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.