Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43529

Compartilhe esta página

Título: Produção de mudas de Tabebuia avellanedae (Ipê Roxo) irrigadas com efluente doméstico tratado para fins de reflorestamento.
Autor(es): IONEKURA JÚNIOR, Marcio Kenji
Palavras-chave: Água - Reuso - Pernambuco; Esgotos - Pernambuco; Irrigação - Pernambuco; Reflorestamento - Pernambuco
Data do documento: 22-Nov-2018
Citação: IONEKURA JÚNIOR, Marcio Kenji. Produção de mudas de Tabebuia avellanedae (Ipê Roxo) irrigadas com efluente doméstico tratado para fins de reflorestamento. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: Avaliou-se o cultivo de mudas de Ipê Roxo da espécie Tabebuia avellanedae irrigadas com três tipos diferentes de fontes hídricas: água potável, água potável + NPK e esgoto. A irrigação das mudas, em vaso e com base na capacidade de pote (CP) para o solo, foi efetuada em experimento com tratamentos variando de acordo com as fontes hídricas e com a capacidade de pote da seguinte forma: T1, T2 e T3 utilizaram água potável a, respectivamente, 70%, 50% e 30% da capacidade de pote; T4, T5 e T6 utilizaram água potável + NPK a, respectivamente, 70%, 50% e 30% da capacidade de pote; T7, T8 e T9 utilizaram esgoto a, respectivamente, 70%, 50% e 30% da capacidade de pote. O solo utilizado foi obtido da área adjacente a ETE de Tamandaré que está degradada e vem sofrendo processos erosivos por servir a atividades de mineração. Os tratamentos a 30% e a 50% da CP (T2, T3, T5, T6, T8 e 79) e os tratamentos que utilizaram fertilizantes (T4, T5 e 76) não foram satisfatórios para o estudo pois, ao final do experimento, não apresentavam nenhuma muda. O desempenho dos tratamentos a 70% da CP e que utilizaram esgoto (T7) foram os melhores em termos de produtividade das mudas, seguido dos tratamentos a 70% da CP e que utilizaram a água potável, sem adição de fertilizantes (T1). Em relação ao solo, os tratamentos com esgoto apresentaram, também, os melhores resultados. Dessa forma, os resultados obtidos indicaram que o uso de esgoto doméstico tratado para irrigação de mudas de Ipê Roxo foi viável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43529
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IONEKURA JÚNIOR, Marcio Kenji.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons