Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43524

Compartilhe esta página

Título: Identificação das causas-raízes das paradas não-programadas para melhoria da capacidade produtiva: estudo de caso em uma Indústria de Nutrição Animal.
Autor(es): NUNES, Dara Alice da Silva
Palavras-chave: Controle de produção; Produtividade; Ferramentas - Qualidade
Data do documento: 27-Ago-2021
Citação: NUNES, Dara Alice da Silva. Identificação das causas-raízes das paradas não-programadas para melhoria da capacidade produtiva: estudo de caso em uma Indústria de Nutrição Animal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Inseridas num ambiente competitivo, as empresas têm desenvolvido estratégias focadas no melhoramento do processo produtivo, com o intuito de obter vantagens diante dos concorrentes. Com isso, mapear o fluxo produtivo em busca de oportunidades de melhoria permite potencializar sua produtividade e, consequentemente, sua capacidade. Aumentar os níveis de capacidade produtiva, sem adquirir novos recursos é resultado da aplicação de ferramentas da melhoria contínua nos sistemas produtivos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi identificar as causas-raízes das paradas não-programadas para reduzir os impactos destas na linha e, consequente, melhoria da capacidade produtiva. Para isso, o processo de avaliação dasparadas é constituído de duas etapas: identificação das causas-raízes e solução dos problemas associados. Inicia-se as análises das causas-raízes com o suporte da ferramenta “5 Porquês”, uma técnica simples de investigação dos impactos. Seguido da definição de ações, com o uso do conceito do Brainstorming desenvolvendo livremente ideias para solucionar os desvios do sistema. A partir das ações desenvolvidas para redução ou eliminação dos impactos pôde-se reduzir os tempos de processamento dos itens, potencializando a sua produtividade. Logo, comos resultados obtidos notou-se um aumento na capacidade produtiva da linha, permitindo concluir que identificar as paradas de linha influencia diretamente na capacidade de um processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43524
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES, Dara Alice da Silva.pdf995,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons