Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4351
Título: Políticas/programas de formação continuada de professores de matemática: implicações para a prática docente
Autor(es): Oliveira Menezes Costa, Simone
Palavras-chave: Formação Continuada;Prática Docente;Professores de Matemática
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Oliveira Menezes Costa, Simone; da Conceição Carrilho de Aguiar, Maria. Políticas/programas de formação continuada de professores de matemática: implicações para a prática docente. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este estudo trata sobre a formação continuada de professores, com o foco voltado para os professores de Matemática, através da investigação sobre as políticas/programas de formação e as implicações para a prática docente. O referencial teórico é baseado nos estudos sobre formação continuada e prática docente, que fundamenta a análise dos resultados. Tomou-se como campo de estudo três municípios da Região Metropolitana do Recife (Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Paulista), utilizando-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e como instrumentos de pesquisa a análise documental, a aplicação de questionários com setenta e oito professores de Matemática e a entrevista semi-estruturada com cinco técnicos. Para a interpretação os dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Na fase de coleta, foi realizado o levantamento dos documentos disponíveis para a análise e, em seguida, realizada a aplicação dos instrumentos: a entrevista, com os técnicos e o questionário, com os professores. Os resultados permitem constatar que existe em dois municípios uma política de formação definida. Em um município encontrou-se uma proposta de trabalho para a formação de professores que é ajustada a cada mudança de Governo. Esse dado permitiu identificar que, embora haja um investimento na formação continuada, essa não acontece efetivamente nas áreas específicas do conhecimento sendo essas iniciativas ainda muito tímidas. Observou-se também uma carência no que se refere à escuta da fala do professor. Esses relataram que apesar da formação ter um significado para a sua qualificação profissional, ainda estão distantes da realidade vivida em sala de aula. Aponta-se ainda a importância de se ter um olhar para os formadores dos professores e as ações que implicam o exercício dessa função. A prática docente é uma realidade ainda distanciada da teoria, uma dicotomia presente no dia - a -dia dos professores, que incita a vontade em se investigar, em momentos futuros, os saberes que esses docentes, da área de Matemática, mobilizam para gerir o processo de ensino e aprendizagem junto a seus alunos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4351
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3607_1.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.