Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43475

Comparte esta pagina

Título : Repercussões do jejum intermitente sobre a microbiota intestinal e controle do peso corporal : uma revisão sistemática
Autor : PINTO, Flaydson Clayton Silva
Palabras clave : Jejum; Disbiose; Resistência à Insulina; Ganho de Peso
Fecha de publicación : 4-may-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : PINTO, Flaydson Clayton Silva. Repercussões do jejum intermitente sobre a microbiota intestinal e controle do peso corporal : uma revisão sistemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Dentro do problema multifatorial da obesidade, a interação cérebro-intestino- microbiota alcançou grande evidência. Diversas terapias têm sido testadas para combater a obesidade, entre elas o interesse pelo jejum intermitente tem crescido muito. Jejum intermitente (IF) é usado é um termo genérico que se refere a vários métodos de jejum que restringem a ingestão calórica, como jejum em dias alternados (ADF) e restrição de temporal do alimento (TRF). Tipos de protocolos de jejum restritivo são cada vez mais comuns, configurando diversos desenhos metodológicos. A ritmicidade circadiana afeta o comportamento alimentar e as funções intestinais múltiplas, bem como a composição e as interações do microbioma com o intestino. Foram relatados profundos efeitos pré-clínicos do jejum intermitente e da alimentação com restrição de tempo no microbioma intestinal e no metabolismo do hospedeiro, principalmente demonstrados em modelos animais e em um número limitado de ensaios controlados em humanos. O objetivo desta revisão é fornecer ao leitor uma pesquisa atual dos protocolos de jejum intermitente (FI) e compreender os resultados encontrados no perfil da microbiota em organismos obesos. Identificamos 82 artigos com dados originais adequados para inclusão de acordo com nossos objetivos. Os dados foram obtidos em três bancos de dados (PUBmed, SCOPUS, LILLACs e Web of Science) em abril. Foram identificados 82 artigos nas bases de dados, 35 foram eliminados por duplicação. 47 estudos foram elegíveis para análise e seguiram os critérios de inclusão. Com essa análise, 28 publicações foram excluídas. Após a análise dos textos completos 4 estudos foram excluídos por envolverem outros tipos de jejum, não apresentarem dados sobre a microbiota e utilizarem indivíduos jovens, e somando mais 2 artigos encontrados em uma nova busca, um total de 17 estudos foram incluídos nesta Reveja. Dentre os protocolos, o jejum em dias alternados (ADF) e a restrição de temporal do alimento (TRF) são os mais comuns e possuem mecanismos distintos de sinalização metabólica. O TRF influencia o controle de peso e parâmetros bioquímicos, regulando os sinais do sistema circadiano, melhorando os sistemas de controle da saciedade, atuando na secreção de leptina. Enquanto o ADF, leva a uma redução de ± 75% de todo o consumo de energia independente da composição da dieta além de promover ajustes hormonais que promovem o controle do peso e melhora glicêmica. Além disso, ambos os protocolos mostraram a capacidade de remodelar o MI a fim de melhorar a relação entre Firmicutes/Bacteroidetes e aumentar a abundância de cepas como Lactobacillus spp. e Akkermansia m. que têm um efeito protetor sobre o metabolismo contra os efeitos do ganho de peso. Em suma, os protocolos ADF e TRF têm um efeito positivo na remodelação do MI tanto em humanos quanto em modelos animais, e podem ser usados para controlar a adiposidade corporal e melhorar a sensibilidade à insulina.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43475
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Flaydson Clayton Silva Pinto.pdf2,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons