Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43462
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Douglas Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T20:02:22Z | - |
dc.date.available | 2022-03-21T20:02:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Douglas Ferreira da. Produção curricular na educação do campo: uma análise dos discursos dos/as docentes à luz das redes associacionistas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43462 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou compreender, a partir dos discursos dos/das docentes do campo, possíveis contribuições das Redes Associacionistas para a produção do currículo. Desta forma, partimos do seguinte problema de pesquisa: De que forma as Redes Associacionistas contribuem para a produção curricular dos/as professores/as que atuam em escolas localizadas no campo? Elencamos, enquanto objetos de estudo, a Educação do Campo (CALDART, 2004; ARROYO, 2005; SILVA, TORRES E LEMOS, 2012; SILVA E SILVA, 2017), as Redes Associacionistas (GOHN, 2001; 2005; FREITAS, 2005), e o Currículo (SILVA, 2007). Assim, apresentamos uma breve discussão a fim de situar nossos/as leitores/as sobre cada um deles. Movidos pelos objetivos geral e específicos e, consequentemente, pela questão central, submetemos nosso questionário – cuja disponibilidade se deu via Google Forms, em virtude da pandemia de coronavírus – à Análise do Discurso (ORLANDI, 2010), para nos aproximarmos dos sentidos e significados acerca da produção de currículo que carregam os discursos dos/as professores/as campesinos/as do município de Brejo da Madre de Deus – PE. As análises realizadas em torno dos dados contruídos nos revelam que os/as docentes, pouco ou nada apontam sobre a presença das Redes Associacionistas e/ou dos saberes vivenciados a partir das mesmas, tanto no seu trajeto formativo quanto na sua atuação profissional, o que nos conduz a novos questionamentos sobre os diálogos travados entre as escolas com outros espaços formativos além dos formais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.title | Produção curricular na educação do campo : uma análise dos discursos dos/as docentes à luz das redes associacionistas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8789664431788188 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research aimed to understand, from the speeches of rural teachers, possible contributions of the Associationist Networks for the production of the curriculum. Thus, we started from the following research problem: How do the Associationist Networks contribute to the curriculum production of the teachers who work in schools located in the countryside? As objects of study, we have listed Field Education (CALDART, 2004; ARROYO, 2005; SILVA, TORRES E LEMOS, 2012; SILVA E SILVA, 2017), the Associationist Networks (GOHN, 2001; 2005; FREITAS, 2005), and the Curriculum (SILVA, 2007). Thus, we present a brief discussion in order to situate our readers about each of them. Moved by the general and specific objectives and, consequently, by the central question, we submitted our questionnaire - whose availability was via Google Forms, due to the coronavirus pandemic - to the Discourse Analysis (ORLANDI, 2010), to approach the meanings and senses about the curriculum production that carry the speeches of the rural teachers in the municipality of Brejo da Madre de Deus - PE. The analyses performed around the constructed data reveal us that the teachers point out little or nothing about the presence of the Associative Networks and/or the knowledge experienced from them, both in their formative path and in their professional performance, which leads us to new questions about the dialogues between the schools and other formative spaces besides the formal ones. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Douglas Ferreira da Silva.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons