Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43450

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorMOTA, Deivisson Silva-
dc.date.accessioned2022-03-21T18:17:50Z-
dc.date.available2022-03-21T18:17:50Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.date.submitted2022-03-21-
dc.identifier.citationMOTA, Deivisson Silva. Trabalhando com questões basilares a respeito da filosofia da ciência e o ensino de ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43450-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma pesquisa de campo feita com alunos dos cursos de Física, Química e Matemática licenciatura da UFPE do centro acadêmico do agreste, que versa a respeito das concepções que os mesmos possuem acerca de conceitos pertinentes a teoria do conhecimento geral, mais especificamente sobre origem e essência do conhecimento. No decorrer do trabalho é apresentada uma discussão sobre a filosofia da ciência e seu impacto no ensino de ciências, justificando a abordagem realizada durante a pesquisa, também são ressaltadas as características que compõe o questionário utilizado para coleta de dados em campo e os parâmetros utilizados para análise dos dados coletados. O trabalho gerou algumas reflexões acerca de como as concepções de origem e essência do conhecimento que os alunos possuem podem contribuir para formação de suas visões do fazer científico, apontando que esta área do conhecimento, a filosofia da ciência, merece receber uma maior atenção durante a formação dos futuros professores de Química, Física e Matemática da UFPE campus agreste.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Filosofiapt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.titleTrabalhando com questões basilares a respeito da filosofia da ciência e o ensino de ciências.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9163724702666463pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.description.abstractxThe present work presents a field research carried out with students of the graduation courses of Physics, Chemistry and Mathematics degree of the UFPE at the Centro Acadêmico do Agreste, and it explain the conceptions that they have about concepts of the general theory of knowledge, more specifically about origin and essence of knowledge. In the course of the work, a discussion about the philosophy of science and its impact on science education is presented, justifying the approach taken during the research, also highlighting the characteristics that make up the survey used for data collection in the field and the parameters used for analysis of the data collected. This work generated some reflections on how the conceptions of origin and essence of the knowledge that the students possess can contribute to the formation of their visions of the scientific doing, pointing out that this area of knowledge, the philosophy of science, deserves to receive more attention during the training of future professors of Chemistry, Physics and Mathematics at UFPE campus agreste.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOTA, Deivisson Silva.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons