Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43382

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Lucas José da-
dc.date.accessioned2022-03-15T19:37:01Z-
dc.date.available2022-03-15T19:37:01Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.date.submitted2022-03-15-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Lucas José da. A música e a aprendizagem dos conceitos de ondas sonoras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43382-
dc.description.abstractUma grande dificuldade enfrentada por professores de Física é a falta de motivação e interesse de seus alunos, para quem a disciplina parece muito distante do cotidiano. O tema desse trabalho vem trazer a relação entre a Física e a Música, como uma forma de contornar essa dificuldade acerca da aprendizagem de ondas sonoras. Para além disso busca-se compreender as contribuições que essa relação proporciona para a aprendizagem do conceito de onda sonora fazendo uso da interdisciplinaridade Física-Música. A inter-relação foi possível ser identificada em vários conceitos, entre eles, o de altura, intensidade e timbre na Música, e os de frequência, amplitude e superposição de ondas (forma da onda) na Física. Para a realização da pesquisa, foi realizado inicialmente um Minicurso de Introdução à Música com alunos do 2º ano C, grupo experimental, e posteriormente foram ministradas aulas de ondas sonoras para o grupo experimental e para o 2º ano D, grupo controle. Durante todas as intervenções houve observações e discussões com os alunos tanto do grupo controle como do grupo experimental. Por fim, foi aplicada uma entrevista semiestrutura para cinco alunos de cada grupo. Na análise das respostas dos participantes investigados foi possível verificar que houve um maior aprendizado por parte do grupo experimental em relação ao grupo controle, que não teve um trabalho introdutório com a Música.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectOndas sonoraspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA música e a aprendizagem dos conceitos de ondas sonoras.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8267677796056314pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxA major difficulty faced by physics teachers is the lack of motivation and interest of their students, for whom discipline seems very distant from everyday life. The theme of this work is to bring the relationship between Physics and Music as a way to overcome this difficulty about the learning of sound waves. In addition, it seeks to understand the contributions that this relationship provides to the learning of the concept of sound wave making use of the interdisciplinary Physics-Music. The interrelationship was possible to be identified in several concepts, among them, the one of height, intensity and timbre in Music, and those of frequency, amplitude and superposition of waves (wave form) in Physics. To perform the research, a minicourse of Introduction to Music with students of the 2nd year C, experimental group, was conducted initially and later classes of sound waves were given for the experimental group and for the second year D, control group. During all the interventions there were observations and discussions with the students of both the control group and the experimental group. Finally, a semistructure interview was applied to five students from each group. In the analysis of the answers of the investigated participants it was possible to verify that there was a greater learning by the experimental group in relation to the control group, that did not have an introductory work with the Music.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA FILHO, Lucas José da.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons