Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43348

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorBARROS, Maria Nathália Costa-
dc.date.accessioned2022-03-14T17:54:00Z-
dc.date.available2022-03-14T17:54:00Z-
dc.date.issued2021-01-20-
dc.date.submitted2022-03-14-
dc.identifier.citationBARROS, Maria Nathália Costa. Incentivo da mulher à prática e estudo das ciências e matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43348-
dc.description.abstractA discussão sobre gênero nas Ciências e Matemática tem conquistado, nos últimos anos, uma importância maior no cenário da história da Ciência e tem sido visto como fator fundamental para o reconhecimento e ingresso das mulheres no mundo acadêmico e profissional. O presente trabalho tem como objetivo analisar e identificar o que incentiva e leva à escolha dos cursos de licenciatura em Física, Matemática e Química e das engenharias Civil e de Produção pelas mulheres no CAA – UFPE. Desta forma, foi utilizado como ferramenta para coleta dos dados um questionário buscando compreender o que achavam da quantidade de mulheres nos seus cursos, quais exemplos femininos tiveram ao longo da vida e se tiveram apoio familiar. Deste modo, através das respostas obtidas e posteriormente analisadas foi possível identificar que professores (as) e o âmbito familiar têm um papel importante na escolha e manutenção dessas mulheres em seus cursos, contribuindo assim com o crescimento da representatividade feminina na academia, que ainda está caminhando a passos lentos, porque elas ainda se deparam com muito machismo impregnado e nem sempre explícito. E que ser vista, acolhida e ouvida não é comum no meio acadêmico e profissional. Encerro o trabalho com o intuito da criação de um veículo de divulgação cientifica e grata pela partilha.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMulheres na ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de ciências - Gêneropt_BR
dc.titleIncentivo da mulher à prática e estudo das ciências e matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4577173480789224pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThe discussion about gender at the science and math has conquer a huge mean on the science's history and it has been saw as a especial factor to the admission of women at the university and professional world. This research has as goal an analyz and recognize which encourages and carry the choice of the university courses of physics, math, chemistry and civil and prodution Engineering to women at the CAA - UFPE. therefore, it was used as data collect's tools a questionnaire trying to find what was they thinking about the number of women at the courses, what was the female example they had at life, and if it has any family support. Therefore, through the received answers and after analyzed, it was possible indentify, than teacheres and the family is important at the choice and upkeep of the women at the courses, contributing with thefemale representacion at university, then still in slow steps, because the women still has seen preconception that it is not always tacit. And it is not easy to be reception and listen at the university and professional's world. The research is pent with the creation purpose of an science divugation carrier and carrier for shared.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BARROS, Maria Nathália Costa.pdf852,42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons