Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43348
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | BARROS, Maria Nathália Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T17:54:00Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T17:54:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-14 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Maria Nathália Costa. Incentivo da mulher à prática e estudo das ciências e matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43348 | - |
dc.description.abstract | A discussão sobre gênero nas Ciências e Matemática tem conquistado, nos últimos anos, uma importância maior no cenário da história da Ciência e tem sido visto como fator fundamental para o reconhecimento e ingresso das mulheres no mundo acadêmico e profissional. O presente trabalho tem como objetivo analisar e identificar o que incentiva e leva à escolha dos cursos de licenciatura em Física, Matemática e Química e das engenharias Civil e de Produção pelas mulheres no CAA – UFPE. Desta forma, foi utilizado como ferramenta para coleta dos dados um questionário buscando compreender o que achavam da quantidade de mulheres nos seus cursos, quais exemplos femininos tiveram ao longo da vida e se tiveram apoio familiar. Deste modo, através das respostas obtidas e posteriormente analisadas foi possível identificar que professores (as) e o âmbito familiar têm um papel importante na escolha e manutenção dessas mulheres em seus cursos, contribuindo assim com o crescimento da representatividade feminina na academia, que ainda está caminhando a passos lentos, porque elas ainda se deparam com muito machismo impregnado e nem sempre explícito. E que ser vista, acolhida e ouvida não é comum no meio acadêmico e profissional. Encerro o trabalho com o intuito da criação de um veículo de divulgação cientifica e grata pela partilha. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciência – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências - Gênero | pt_BR |
dc.title | Incentivo da mulher à prática e estudo das ciências e matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4577173480789224 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The discussion about gender at the science and math has conquer a huge mean on the science's history and it has been saw as a especial factor to the admission of women at the university and professional world. This research has as goal an analyz and recognize which encourages and carry the choice of the university courses of physics, math, chemistry and civil and prodution Engineering to women at the CAA - UFPE. therefore, it was used as data collect's tools a questionnaire trying to find what was they thinking about the number of women at the courses, what was the female example they had at life, and if it has any family support. Therefore, through the received answers and after analyzed, it was possible indentify, than teacheres and the family is important at the choice and upkeep of the women at the courses, contributing with thefemale representacion at university, then still in slow steps, because the women still has seen preconception that it is not always tacit. And it is not easy to be reception and listen at the university and professional's world. The research is pent with the creation purpose of an science divugation carrier and carrier for shared. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARROS, Maria Nathália Costa.pdf | 852,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons