Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43343

Compartilhe esta página

Título: Análise da figura feminina no curso de Licenciatura em Física no CAA/UFPE: a ciência também é das mulheres! 2020
Autor(es): SANTOS, Danyela Kataryne Alves dos
Palavras-chave: Mulheres na física; Mulheres na educação; Mulheres na ciência; Sexismo
Data do documento: 4-Dez-2020
Citação: SANTOS, Danyela Kataryne Alves dos. Análise da figura feminina no curso de Licenciatura em Física no CAA/UFPE: a ciência também é das mulheres! 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Esta pesquisa buscou analisar a figura feminina que compõe o curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste, e o objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades e interesses, encontrados pelas mulheres que optaram pelo curso de Licenciatura em Física, analisando também quais fatores contribuem para a pouca quantidade de mulheres na Física e para sua permanência no curso. Questões como desigualdade de gêneros, e uma sociedade sexista contribuíram para que o papel da mulher independente se tornasse um processo longo e árduo, e enquanto os movimentos feministas lutavam pela equidade, a sociedade, muitas vezes, queria silenciar as vozes de muitas mulheres. Um dos campos cuja maioria é composta por homens encontra-se a Ciência, e a possibilidade de uma mulher ser cientista caminhava contra os padrões impostos por diferentes épocas. Mas, com muita luta, as mulheres puderam pouco a pouco contribuir e sua presença vem aumentando no meio científico. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a abordagem qualitativa, as estudantes do curso de Física da UFPE- CAA puderam ser analisadas através de um questionário virtual, no qual foi respondido apenas pelo público feminino, intitulado de “Mulheres na Ciência: a Física também é nossa!”. Através das 24 respostas obtidas por um grupo de estudantes que contribuíram com esta pesquisa, foi possível avaliar quais foram algumas das dificuldades e interesses das mulheres no curso de Física. Foi possível perceber que as meninas que optaram pelo curso o escolheram por se identificar com a disciplina, entretanto o que chama a atenção foi justamente a pouca representatividade de mulheres na Física, e a falta de incentivo tanto dos familiares quanto dentro das escolas, refletindo assim na pouca quantidade de mulheres que ingressam e concluem o curso. Portanto, esta pesquisa propõe discutir a importância do papel da mulher dentro da Ciência em especial na Física, a fim de que a representatividade feminina nesta área aumente significativamente, e que este tema seja abordado dentro e fora dos muros da escola e das universidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43343
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Danyela Kataryne Alves dos.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons