Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43342

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorMEDEIROS JÚNIOR, José Carlos de-
dc.date.accessioned2022-03-14T11:10:40Z-
dc.date.available2022-03-14T11:10:40Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.citationMEDEIROS JÚNIOR, José Carlos de. Astro Agreste: um estudo sobre a divulgação da astronomia e a formação docente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43342-
dc.description.abstractO Grupo de Astronomia Astro Agreste é um grupo formado por discentes de diversos cursos da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA), com o objetivo de divulgar e popularizar a astronomia em toda a região do Agreste Pernambucano por meio de atividades desenvolvidas por seus monitores, que primeiro as realizam entre si e posteriormente as colocam em prática com diversos públicos em ambientes abertos e fechados. O objetivo do presente trabalho é identificar as contribuições na formação docente que o grupo de astronomia promoveu durante a participação dos discentes dos cursos das licenciaturas – em física, química e matemática – da nossa Universidade. Através de um formulário online enviado para 65 discentes que participam e já participaram das atividades desenvolvidas pelo grupo, obtivemos 46 respostas. Analisando as respostas dos entrevistados fica claro que o objetivo do Grupo foi alcançado quando as declarações ressaltam a importância de um grupo de astronomia durante a formação inicial de professores; que as dificuldades enfrentadas por eles durante as atividades acabaram sendo superadas através de muita pesquisa e desta forma adquiriram autonomia para buscarem o conhecimento nesta área; muitos afirmam ter mais confiança em fazer atividades com conteúdo de astronomia após sua participação no grupo, entre outros aspectos. Considero que o trabalho realizado pelo Grupo de Astronomia Astro Agreste mostrou-se extremamente relevante para a formação dos discentes em sua formação inicial de professores, já que o grupo demonstrou ser capaz de engajar e despertar o interesse de diversos públicos da Universidade pela área da astronomia. Nesse sentido, essa iniciativa seria de grande importância como um trabalho a ser expandido para toda a área de formação de professores.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAstronomia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectGrupos de trabalhopt_BR
dc.titleAstro Agreste: um estudo sobre a divulgação da astronomia e a formação docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9574357349388683pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThe Astro Agreste Astronomy Group is a group formed by students from several courses at the Federal University of Pernambuco at the Academic Center of Agreste (UFPE-CAA), with the objective of disseminating and popularizing astronomy throughout the Agreste Pernambucano region through activities developed by its monitors, who carry out various activities among themselves and later put into practice with different audiences in open and closed environments. The aim of this paper is to identify the contributions to teacher training that the astronomy group promoted during the participation of undergraduate students - in physics, chemistry and mathematics - at our University. Through an online form sent to 65 students who participate and have already participated in the activities developed by the group, we obtained 46 responses. Analyzing the responses of the interviewees, it is clear that the Group's objective was achieved when the statements emphasize the importance of an astronomy group during the initial teacher education; that the difficulties faced by them during the activities ended up being overcome through much research and in this way they acquired autonomy to seek knowledge in this area; many claim to have more confidence in doing activities with astronomy content after their participation in the group and among other aspects. I believe that the work carried out by the Astronomy Group Astro Agreste proved to be extremely relevant for the training of students in their initial teacher training, since the group demonstrated to be able to engage and arouse the interest of several publics of the University in the area of astronomy . In this sense, this initiative would be of great importance as a work to be expanded to the entire area of teacher training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEDEIROS JÚNIOR, José Carlos de.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons