Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43315
Compartilhe esta página
Título: | Desenvolvimento de um instrumento mediador de aprendizagem de conceitos químicos e de acompanhamento diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem no contexto do ensino remoto. |
Autor(es): | SOUZA, Arthur Cristopher de |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Jogos educativos; Ensino à distância; Ensino - Metodologia; Aprendizagem - Avaliação |
Data do documento: | 5-Jun-2021 |
Citação: | SOUZA, Arthur Cristopher de. Desenvolvimento de um instrumento mediador de aprendizagem de conceitos químicos e de acompanhamento diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem no contexto do ensino remoto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Ao longo dos anos tem sido observado que o ensino de Química acaba por priorizar, muitas vezes, a aplicação de cálculos matemáticos e a memorização de fórmulas sem estabelecer a relação que o conteúdo tem com contextos nos quais os estudantes estão inseridos, tornando o ensino puramente tecnicista, e para alguns estudantes desinteressante, de difícil compreensão. Diante de um contexto em Caruaru – PE encontra-se em algumas escolas sistemas de avaliação que priorizam a atribuição de notas ao estudante ao invés do desenvolvimento da aprendizagem. Desta maneira, o objetivo geral desta pesquisa é contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e avalição diagnóstica desse processo em ambiente virtual, no contexto do ensino remoto. Para isso, propomos a elaboração de um jogo didáticoavaliativo que, ao mesmo tempo propicie aprendizagem e/ou reconstrução de conceitos de substâncias, misturas e soluções, ainda não abstraídos pelo discente, atuando como instrumento mediador da aprendizagem de conceitos químicos e de acompanhamento diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento do referencial teórico abordamos os conceitos de Aprendizagem Significativa, Jogos Didáticos e Avaliação Crítica que nortearam o desenvolvimento da pesquisa, como também os conteúdos químicos abordados na proposta sendo estes Substâncias, Misturas e Soluções. A pesquisa se configura como uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, tendo como público-alvo estudantes que estejam cursando o primeiro ou terceiro ano do ensino médio. Para o desenvolvimento do jogo nos baseamos na metodologia de Gamificação, que utiliza elementos de jogos voltados para contextos presentes na sala de aula, passando a ter um uso educacional. A elaboração do jogo foi realizada utilizando a plataforma Suite Google for Education, que disponibiliza variadas ferramentas online para este desenvolvimento, portanto por meio das ferramentas que a plataforma fornece obtivemos um jogo didático que mantém o equilíbrio necessário entre os aspectos lúdico e educativo. Em suma, acreditamos que esta proposta possui potencial para desenvolvimento de uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados, pois ao realizar uma abordagem dinâmica que considera as relações dos conteúdos com contextos nos quais estão inseridos os estudantes podem passar a sentir maior interesse para se integrarem ao processo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43315 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Arthur Cristopher de.pdf | 790,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons