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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43305
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Título: | Uma proposta de abordagem CTS para o ensino de propriedades dos gases utilizando experimentação e simulação como recursos didáticos. |
Autor(es): | CORREIA, Karla Kilma |
Palavras-chave: | Química – Estudo e ensino; Recursos didáticos; Métodos de simulação; Tecnologia da informação - Uso; Gases - Propriedades - Estudo e ensino |
Data do documento: | 17-Mar-2021 |
Citação: | CORREIA, Karla Kilma. Uma proposta de abordagem CTS para o ensino de propriedades dos gases utilizando experimentação e simulação como recursos didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O presente trabalho teve por objetivo analisar como a abordagem CTS com a utilização dos recursos TIC e experimentação pode contribuir para compreensão do estudo de propriedades dos gases. Tendo esta pesquisa uma abordagem qualitativa, com desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática, de forma síncrona em ambiente virtual, com uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de São Caitano-PE. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionários prévios, e com a gravação dos encontros realizados. Identificou-se a suma importância da abordagem CTS como foco principal, e a necessidade de utilizar os recursos TIC e experimentação para complementar à discussão. Abrangendo assim os modos representativos de Johnstone e os modelos mentais, para a compreensão das propriedades dos gases. De modo geral, na primeira etapa com o pré questionário tiveram respostas semelhantes, levando a compreender que os estudantes recorreram ao Google, então a ferramenta que tinha como objetivo entender o que os discentes sabiam do conteúdo, terminou como auxilio de reconhecimento de qual conteúdo seria abordado. Na segunda etapa, identificaram-se frases que procuravam manter relações e construção do conhecimento referente ao conteúdo abordado. Na Terceira etapa, alguns estudantes apresentaram dificuldades em explicar o funcionamento da máquina térmica utilizando o experimento e o simulador PhET, em contrapartida pontuam facilmente os elos no modo macroscópico utilizando CTSA e a tomada de decisão, enquanto no modo submicroscópico parece ser algo novo para descrever, mas conseguem representar; e o modo simbólico não foi representado em nenhum momento por eles. A quarta etapa revelou a dificuldade dos discentes de realizarem modelos mentais e a necessidade de descrever modelos exatos, e que apesar do modo macroscópico ser a zona de conforto deles; os discentes realizaram diversos modelos mentais de acordo com a teoria de Jonhson-Laird (1983), Johstone (1982), Justi (2010), acerca do mesmo fenômeno. Houve também limitações na discussão, que pode ser derivada, talvez, de muitos dos estudantes não estarem acostumados com a utilização de diferentes recursos para a explicação de um fenômeno, e manter relações de início é complicado, então, de fato não foram todos os discentes que atingiram a discussão nos três modos representativos. Entretanto, não significa que os discentes não compreenderam ou não construíram conhecimento, mas justificando o fato de ser desafiador o uso desta SQ, requer também paciência, necessidade de acompanhar o ritmo da turma e dos estudantes individualmente. Portanto, se no futuro os estudantes entrarem em contato com a utilização de abordagem CTS, experimentação e TICs juntas ou separadas, possa ser que lidem e mantenham elos com mais facilidade. Por fim, apesar das limitações, a utilização da SQ é válida, e além de ser utilizada com o conteúdo de Propriedades dos Gases e as Máquinas térmicas, pode ser também aplicada em diversas temáticas como o Ciclo da água, Alimentos, Radioatividade, pH do Oceano e entre outros. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43305 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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