Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43304

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEMOS, Girleide Tôrres-
dc.contributor.authorBRITO, Michelle Alves-
dc.date.accessioned2022-03-10T18:22:13Z-
dc.date.available2022-03-10T18:22:13Z-
dc.date.issued2021-09-20-
dc.date.submitted2022-03-09-
dc.identifier.citationBRITO, Michelle Alves. Currículo do Curso de Química-Licenciatura: reflexões a partir de características do perfil docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43304-
dc.description.abstractO currículo não é neutro, detendo em si intencionalidades na escolha dos saberes que orientarão a formação dos sujeitos. Assim sendo, partindo de uma perspectiva crítica contemporânea integrando contribuições das vertentes pós-críticas às críticas, discutimos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Química-Licenciatura do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco poderá trazer orientações que estejam comprometidas com um perfil de formação docente que venha a dialogar com as necessidades da região. De modo que, apresentamos como objetivo principal da pesquisa a análise de quais saberes docentes caracterizam o perfil docente presente no currículo da formação do Curso de Química-Licenciatura do Campus Agreste – UFPE. Para tanto, nos apropriamos de uma abordagem de natureza qualitativa do tipo documental, a organização da pesquisa e interpretação dos dados tomou como referência a técnica de Análise do Conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram uma baixa ocorrência dos termos Saberes Docentes e Formação de/do(s) Professor(es) utilizados na pesquisa, havendo uma concentração deles nas disciplinas de Estágios Supervisionados I e II e na de Trabalho Docente e Profissionalização; responsáveis por 59,18% das ocorrências. No entanto, isso não indica necessariamente a ausência de preocupação e/ou intencionalidade na formação inicial dos professores, mas dá indícios de uma formação bacharelesca, uma vez que nenhuma das ementas das disciplinas ditas específicas que seriam as de natureza científico-cultural trouxeram a abordagem dos termos em sua construção, as disciplinas que trouxeram as discussões acerca dos saberes docentes foram: Trabalho Docente e Profissionalização, Estágios Supervisionados I e II, Educar pela Pesquisa no Ensino de Química e Educação e Inclusão Social . Isto posto, percebemos, assim, um contrassenso à própria licenciatura enquanto um curso de formação de professores em que há disciplinas específicas delegadas para se pensar sobre a formação docente num momento pontual do curso.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleCurrículo do Curso de Química-Licenciatura: reflexões a partir de características do perfil docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2969039919351437pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3939938941781273pt_BR
dc.description.abstractxThe curriculum is not neutral, having in itself intentions in the choice of knowledge that will guide the formation of subjects. Therefore, starting from a contemporary critical perspective, integrating contributions from post-critical aspects to criticism, we discuss how the Pedagogical Course Project (PPC) of Chemistry-Licenciatura at the Campus Agreste of the Federal University of Pernambuco can bring guidelines that are committed to a profile teacher training that will dialogue with the needs of the region. So, we present as the main objective of the research the analysis of which teachers' knowledge characterizes the teacher profile present in the curriculum of the Chemistry-Licentiate Course at Campus Agreste –UFPE. For this purpose, we adopted a documental approach of a qualitative nature, the organization of the research and data interpretation took Bardin's Content Analysis technique as a reference. The results showed a low occurrence of the terms Teaching Knowledge and Teacher Training used in the research, with a concentration of them in the disciplines of Supervised Internships I and II and in Teaching Work and Professionalization; responsible for 59.18% of the occurrences. However, this does not necessarily indicate the absence of concern and/or intentionality in the initial training of teachers, but it does indicate a bachelor's degree, since none of the syllabuses of the so-called specific disciplines that would be those of a scientific-cultural nature brought the approach of the terms in its construction, the subjects that brought the discussions about the teaching knowledge were: Teaching Work and Professionalization, Supervised Internships I and II, Educating through Research in Chemistry Teaching and Education and Social Inclusion. That said, we thus perceive a contradiction to the degree itself as a teacher training course in which specific subjects are delegated to think about teacher training at a specific moment in the course.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRITO, Michelle Alves.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons