Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4328
Título: Educar depois de Lévinas: para uma pedagogia do rosto
Autor(es): Maria Ferreira Coutinho, Adriana
Palavras-chave: Ética; Educação; Alteridade; Filosofia; Formação Humana
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Ferreira Coutinho, Adriana; Rörh, Ferndinand. Educar depois de Lévinas: para uma pedagogia do rosto. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: O presente trabalho procura problematizar a perspectiva da Ética da Alteridade proposta pelo filósofo franco-lituano Emmanuel Lévinas e uma possível contribuição da mesma para reflexões e práticas educativas em nossa contemporaneidade. Para tanto, desenvolvemos os conceitos centrais do pensamento levinasiano, perscrutando o que esses conceitos apresentam para o entendimento das relações intersubjetivas e para o enfrentamento dos desafios postos em baila pelos processos educativos de nossa época que são avultados por questões de identidades minoritárias, diversidade étnica e religiosa, pluralismo cultural, violência e várias formas de desrespeito aos direitos da pessoa. A pesquisa, uma hermenêutica bibliográfica, propõe a pedagogia do Rosto como um itinerário possível e necessário para a constituição de uma Paidéia contemporânea. Desse modo, entendemos que este trabalho quer ser um esforço na ampliação das discussões acerca da formação humana na sociedade atual
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4328
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3575_1.pdf740,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.