Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43277

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSILVA, Cariny Brenda Gouveia da-
dc.date.accessioned2022-03-09T11:41:18Z-
dc.date.available2022-03-09T11:41:18Z-
dc.date.issued2019-01-14-
dc.date.submitted2022-03-08-
dc.identifier.citationSILVA, Cariny Brenda Gouveia da. A importância da mediação do professor na aplicação do jogo didático. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43277-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo identificar as concepções dos egressos e dos licenciandos do curso de química licenciatura do CAA - UFPE sobre a mediação de jogos didáticos e como eles as materializam em suas práticas pedagógicas. E como esse entendimento coaduna as ações do professor descritas nos relatos da implementação das propostas de jogos presentes na literatura, para isso a metodologia foi feita através de análises de trabalhos publicados nos anais do IJALEQUIM, em uma seleção de revistas cuja temática é o Ensino de Química, além de entrevistas com os estudantes de Química Licenciatura do CAA UFPE e a caracterização dessas concepções em categorias elaboradas a partir dos entendimentos presentes na literatura e elaboradas para fins da pesquisa. Os resultados mostram que boa parte dos elaboradores de jogos didáticos não consideram a importância do papel do professor no êxito do jogo para fins didáticos e que mesmo dentre os que consideram aproximadamente metade destes ainda atribuem a este um papel de explicador dos conteúdos.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de químicapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleA importância da mediação do professor na aplicação do jogo didático.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4012050242515834pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to identify the conceptions of graduates and graduates of CAA - UFPE 's undergraduate chemistry course on mediating didactic games and how theymaterialize them in their pedagogical practices. And as this understanding is in linewith the teacher's actions described in the reports of the implementation of thegames proposals present in the literature, for this the methodology was madethrough analyzes of works and interviews with students of Chemistry Degree. Theresults show that a great part of the game designers do not consider the importanceof the role of the teacher in the success of the game for didactic purposes and thateven among those who consider approximately half of these still attribute to it a roleof explaining the contents.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Cariny Brenda Gouveia da.pdf130,42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons