Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43232

Compartilhe esta página

Título: Culinária nordestina: um roteiro experimental contextualizado para o ensino de química orgânica.
Autor(es): MOURA, Allison de Queiroz
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Química orgânica; Culinária brasileira - Brasil, Nordeste; Atividades criativas na sala de aula
Data do documento: 22-Mai-2019
Citação: MOURA, Allison de Queiroz. Culinária nordestina: um roteiro experimental contextualizado para o ensino de química orgânica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Atualmente o ensino de Química tem sido muito trabalhoso nas escolas públicas de nível médio. Entre os inúmeros desafios encontrados pelos professores ao se trabalhar a química, podemos destacar a falta de interesse dos alunos pela disciplina e a dificuldade em fazer uma relação entre os conteúdos trabalhados em sala com o cotidiano dos mesmos. Diante disso, faz-se necessário o uso de uma metodologia alternativa que possibilite essa correlação. Uma das metodologias alternativas que pode ser utilizada é a experimentação, pois é através da experimentação que os alunos se engajam mais e tem uma outra visão da química. Sabendo-se que a cozinha é um grande laboratório, podemos utiliza-la para contextualizar a experimentação química a partir da culinária. Esse trabalho tem como temática a abordagem de conteúdos de química orgânica contextualizados a gastronomia. Dessa forma, buscou-se uma maneira adequada para incluir tais conteúdos às receitas culinárias, para que os alunos pudessem ter a percepção de que a química está presente em seu cotidiano, muito mais do que se imagina. Diante disso, foi aplicado em uma turma de 3º ano do Ensino Médio um roteiro experimental elaborado contextualizando os conteúdos a partir de receitas da culinária nordestina, abordando conteúdos da química orgânica A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual situada na cidade de Caruaru-PE. Inicialmente o roteiro experimental foi aplicado com a turma e após a finalização das práticas foi aplicado um questionário para medir o grau de satisfação dos alunos referente ao roteiro experimental aplicado. As análises dos resultados mostraram que uso do roteiro experimental teve uma contribuição satisfatória para o processo de ensino e aprendizagem pois, foi possível acompanhar a evolução da construção do conhecimento mediante as respostas dadas aos questionários que cada atividade prática abordava.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43232
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOURA, Allison de Queiroz.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons