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Título: A relação entre educação emocional e formação humana: uma análise da percepção dos professores do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste.
Autor(es): SILVA, Anna Carolliny da
Palavras-chave: Formação humana; Educação afetiva; Professores e alunos; Emoções - Estudo e ensino
Data do documento: 6-Mai-2021
Citação: SILVA, Anna Carolliny da. A relação entre educação emocional e formação humana: uma análise da percepção dos professores do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O estudo das emoções e a importância de sua influência no processo de ensino e aprendizagem está cada vez mais presente em eventos e revistas científicas. O objetivo é proporcionar um maior conhecimento sobre esta área de pesquisa através da sistematização de investigações, colaborando com a expansão deste conhecimento. A pesquisa sobre a Educação Emocional apresenta benefícios para os que a utilizam e, no que diz respeito à categoria profissional docente, os ganhos são imensuráveis. Focando nesta categoria, é do conhecimento de todos que em nosso país ela vem sofrendo desgastes devido à intensa demanda e cobrança do meio circundante. Diante disso, questionamo-nos se a situação de pressão poderia afetar a relação do professor com seu aluno, já que o ambiente emocional é um dos fatores que contribui, positiva ou negativamente, para a aprendizagem deste. Pretendemos, então, focar em como professores, com elevado e baixo escore de Educação Emocional, percebiam como se relacionavam com seus alunos e investigar se este aspecto implicaria no modo como os abordavam, ou seja, se havia uma abordagem mais humana destes. O nosso objetivo geral foi analisar a percepção de docentes do Curso de Química-Licenciatura, sobre a relação entre Educação Emocional e Formação Humana, tendo como objetivos específicos: Investigar a percepção de docentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste, sobre como a Educação Emocional poderia lhes auxiliar em sua prática profissional; Conhecer o nível de Educação Emocional apresentado pelos docentes participantes, na ocasião da presente pesquisa e; Analisar as percepções dos docentes sobre a importância da temáticas da Educação Emocional e Formação Humana, sobretudo, de acordo com as perspectivas de Otto Friedrich Bollnow. A metodologia utilizada possui um perfil qualitativo, exploratório, caracterizando-se como estudo de caso, tendo como participantes da pesquisa, nove docentes do Curso de Química – licenciatura, todos lotados na Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Os professores responderam a um questionário do tipo misto, via formulário Google. Posteriormente, os dois professores que obtiveram o maior e menor escore de Educação Emocional, responderam um questionário aberto por meio da plataforma word, via e-mail. Para análise dos dados coletados, utilizamos a Análise do Conteúdo de Bardin, com o objetivo de, dentre outras coisas, agrupar respostas para perceber uma determinada tendência. Entre todos os participantes, cinco apresentaram o índice de E.E média, e quatro apresentaram o índice de E.E alta. Os resultados obtidos sugerem que os índices de Educação Emocional apresentados pelos participantes na ocasião da coleta sugeriram uma consonância com a adoção de uma postura mais humana dos mesmos. Ambos os professores, Joana e Gerson, apresentaram indicadores de uma postura mais humanizada em sua prática docente, talvez porque a diferença entre os níveis de E.E apresentado não tenha sido significativa. A possível diferença qualitativa entre as respostas fornecidas por eles pode ainda se justificar pelo fato de o professor não ter respondido algumas perguntas, dificultando que analisássemos de modo mais aprofundado os seus posicionamentos. Por fim, podemos considerar que a docente com maior escore de E.E. demonstrou maior aproximação conceitual com as ideias de Otto Friedrich Bollnow, apesar de ambos desconhecerem as ideias do teórico. Ressaltamos a relevância da temática no exercício da prática docente e sugerimos a realização de novas pesquisas que contribuam para a propagação das temáticas da E.E e da Formação Humana. Como palavras finais, esperamos que o nosso trabalho tenha contribuído, de alguma forma, para a comunidade acadêmica, favorecendo o conhecimento sobre os temas investigados, assim como estamos certos dos ganhos significativos que nos trouxe.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43231
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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