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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43229
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Título: | O desenvolvimento de habilidades cognitivas em um contexto de uso de simulações de cunho laboratorial. |
Autor(es): | SILVA, Renan Amorim da |
Palavras-chave: | Habilidades cognitivas; Aprendizagem - Métodos de simulação; Química – Estudo e ensino; Laboratórios experimentais |
Data do documento: | 5-Nov-2020 |
Citação: | SILVA, Renan Amorim da. O desenvolvimento de habilidades cognitivas em um contexto de uso de simulações de cunho laboratorial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | A inserção de recursos tecnológicos no ensino de Química através de propostas de aula elucida-se como meio de se conceber a relação existente entre a dualidade teoria-prática, sendo uma das possibilidades de uso através de simulações de cunho laboratorial. No que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades cognitivas em estudantes, Zoller estabelece três categorias: ALG (Algorithmics), LOCS (Lower-Order Cognitive Skills) e HOCS (Higher-Order Cognitive Skills), podem ser descritas como habilidades em que o aluno pode expor pensamentos algorítmicos; uso de conceitos e relações entre equações e teoria; e relações mais consistentes entre variáveis, com enunciação de hipóteses e deduções; respectivamente. O contexto de exploração dessas habilidades neste trabalho é baseado na temática Soluções, devido à necessidade de abordagens qualitativas acerca dos principais tópicos que a abarcam. Assim, o objetivo deste trabalho é o de avaliar as principais habilidades cognitivas desenvolvidas por estudantes de uma turma do 2° ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino, em Bezerros – PE, em um contexto de uso de simulações de cunho laboratorial sobre a temática Soluções. Para isso, a metodologia do trabalho subdivide-se em quatro momentos: o primeiro e segundo seguiram pela aplicação de um questionário, para compreensão das principais noções estabelecidas sobre a temática pelos estudantes, e realização de aulas mediante as principais queixas de aprendizagem, relatadas pelos teóricos, acerca de tópicos do assunto; o terceiro se deu pela realização de uma atividade com simulações, em grupos, no laboratório de informática da escola; por último, foi aplicado um questionário, prezando-se na possibilidade de escolha de cinco perguntas pelos estudantes, sendo que tais escolhas versaram na análise das habilidades e níveis cognitivos que exploraram. Os dados do questionário aplicado no início da pesquisa foram analisados por meio das dimensões do conhecimento químico (submicroscópico, macroscópico e simbólico), e através do modo como conceberam os termos e conceitos na Química, apresentando dados estatísticos acerca das noções trazidas. Os dados da atividade da simulação e do questionário aplicado no final da pesquisa foram analisados mediante as categorias de habilidade ALG, LOCS e HOCS e os níveis de cognição nas respostas obtidas. Os resultados demonstram que os estudantes tendem a não explorar o universo submicroscópico em suas respostas e apresentam noções iniciais pertinentes para com a temática, mesmo que com inconsistências e equívocos conceituais, o que denota a importância da exploração de suas concepções no ensino. Além disso, com a atividade da simulação e questionário final, percebeu-se que os estudantes tendem a apresentar um certo grau de adequação para questionamentos LOCS, com nível N3, ao passo que as resoluções de questionamentos HOCS, em maioria, foram limitadas ao uso de habilidades LOCS, sugerindo dificuldades e falta de familiaridade no estabelecimento de relações mais complexas. Dessa maneira, sugere-se o desenvolvimento de estratégias que possibilitem uma adequação entre recursos tecnológicos, como simulações, e perspectivas HOCS na medida que os estudantes tenham participação ativa durante todo o procedimento de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43229 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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