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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43221

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA-DE-ARAÚJO, Natália Miranda-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Talys Napoleão-
dc.date.accessioned2022-03-07T19:22:22Z-
dc.date.available2022-03-07T19:22:22Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Talys Napoleão. Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos: o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43221-
dc.description.abstractNa segunda metade do século XX, o processo de desmonte do transporte ferroviário no Brasil levou à desativação de várias estradas de ferro. Neste contexto, a Estrada de Ferro Central de Pernambuco (EFCP), implantada a partir de 1881 e completamente inoperante desde o final dos anos 1990, teve os sítios ocupados pelos leitos e pátios ferroviários em meio urbano e seus vestígios materiais afetados por um grave processo de degradação. Estes elementos possuem forte relação com a conformação das localidades que atravessam e são parte do legado ferroviário, além de configurarem-se como eixos físicos contínuos e linearmente dispostos em meio à cidade, evidenciando potencialidades para sua reutilização. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar os sítios ferroviários urbanos obsoletos a fim de avaliá-los como elementos estruturadores para processos de requalificação urbana, considerando seu caráter como bem de interesse histórico-cultural e utilizando como objeto empírico de análise a EFCP, por meio do recorte delimitado. Para tanto, são abordados o processo de reconhecimento do legado ferroviário como bem patrimonial e a relação entre preservação e reutilização de seus espaços obsoletos, cotejando o âmbito do planejamento urbano. Após a contextualização sobre o percurso histórico das ferrovias no Brasil e os marcos legais incidentes sobre estes bens, os sítios da EFCP em 17 sedes de município de Pernambuco são caracterizados e analisados. Em seguida, as experiências de intervenção em espaços deste tipo são confrontadas entre si, apontando para a conversão em espaços livres públicos destinados ao lazer, recreação e mobilidade ativa como alternativa alinhada ao respeito pelas preexistências e ao aproveitamento da sua inserção no meio urbano. Por fim, são desenvolvidas diretrizes e perspectivas de operacionalização para este tipo de intervenção, considerando as características dos sítios da EFCP. A conversão de sítios ferroviários obsoletos para os usos identificados é, portanto, uma relevante forma de enfrentamento à problemática da desativação da infraestrutura ferroviária, que pode contribuir para a salvaguarda deste legado em conformidade com suas especificidades espaciais e funcionais e para a melhoria da qualidade de vida em meio urbano, além de vislumbrar-se sua aplicação como estratégia articulada em nível regional e/ou nacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento Urbanopt_BR
dc.subjectPatrimônio Ferroviáriopt_BR
dc.subjectConservação Integradapt_BR
dc.subjectRequalificação Urbanapt_BR
dc.titleRequalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos : o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1703795995831261pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3326160083213059pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxIn the second half of the 20th century, the dismantling process of the railway transport in Brazil led to the deactivation of several railways. In this context, the Pernambuco’s Central Railway (EFCP), established from 1881 and completely deactivated in the late 1990s, had the sites occupied by track beds and railway yards in urban areas and its material remains affected by a serious process of degradation. These elements have a strong relation with the consolidation of the towns crossed by them and are part of the railway legacy, besides being continuous physical axes surrounded by the urban fabric, what highlights their potential for reuse. Thus, this research aims to analyze the deactivated urban railway sites in order to evaluate them as structuring elements for urban requalification processes, considering their nature as assets of historical-cultural interest and using the EFCP as the analysis subject, through the selected cases. For this purpose, the research discusses the process of recognition of railway legacy as cultural heritage, as well as the relation between preservation and reuse of its obsolete sites, linked with the urban planning. After presenting the historical path of the railway transport in Brazil and the legal framework currently affecting this legacy, the sites of EFCP in 17 cities in the countryside of Pernambuco are characterized and analyzed. Then, intervention experiences in deactivated railway sites are compared with each other, highlighting their reuse as public open spaces, for leisure, recreation and active mobility, as a compatible alternative with the respect for their original features and with the better use of their scale and strategic location in the urban fabric. Finally, guidelines for this type of intervention are developed, considering the characteristics of the EFCP spaces, as well as opportunities to put them into practice. It is concluded that this kind of reusing is a relevant way of facing the issue of the deactivated railway sites, which can contribute to safeguard this legacy in accordance with its spatial and functional characteristics and to improve the quality of life in urban areas, besides foreseeing its application as a part of a regional and/or national articulated strategy.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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