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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43216

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Título: Ensino lúdico de álgebra: percepções de professores à respeito da ludicidade no processo de ensino de álgebra.
Autor(es): FONTES, João Victor Simões
Palavras-chave: Álgebra; Jogos no ensino de matemática; Ludicidade; Educação básica; Aprendizagem
Data do documento: 30-Ago-2021
Citação: FONTES, João Victor Simões. Ensino lúdico de álgebra: percepções de professores à respeito da ludicidade no processo de ensino de álgebra. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Os resultados e as informações contidas no presente trabalho foram à culminância da pesquisa de campo realizada junto aos professores de matemática da Educação Básica. Com o objetivo de analisar as contribuições dos métodos lúdicos para o processo de ensino e aprendizagem de Álgebra, considerando as percepções dos entrevistados. Para chegarmos aos achados teóricos percorremos os capítulos que apontaram as concepções do ensino lúdico de matemática e de álgebra. O percurso metodológico se deu a partir de entrevistas semiestruturada realizada online pelo Google Meet junto há 05 professores. Os resultados apontam que se faz necessário a utilização de métodos lúdicos para ensinar álgebra. Todos os entrevistados fazem uso desses métodos, uns fazem uso de jogos como o Algeplam, outros de recursos mais simples como palitos, maquetes, cartas e outros ainda buscam trazer para sala de aula momento de diversão e descontração para melhor chamar a atenção dos alunos. Dentre as contribuições advindas do uso da ludicidade no processo de ensino, segundo dados da pesquisa de campo, foram destacadas que contribui no processo criativo dos alunos com relação ao conteúdo, facilita a aprendizagem e incentiva os estudantes para busca de novas alternativas de respostas aos exercícios propostos. Assim, uma metodologia de ensino que foge do habitual de fato pode ser muito produtiva, o fato de sair do convencional já estimula o interesse dos alunos em estudar matemática. O ensino de matemática envolvendo instrumentos tecnológicos cria indiretamente uma ludicidade no processo de ensino, métodos alternativos certamente contribuí na aprendizagem dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43216
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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