Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43216
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | FONTES, João Victor Simões | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T16:50:58Z | - |
dc.date.available | 2022-03-07T16:50:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-06 | - |
dc.identifier.citation | FONTES, João Victor Simões. Ensino lúdico de álgebra: percepções de professores à respeito da ludicidade no processo de ensino de álgebra. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43216 | - |
dc.description.abstract | Os resultados e as informações contidas no presente trabalho foram à culminância da pesquisa de campo realizada junto aos professores de matemática da Educação Básica. Com o objetivo de analisar as contribuições dos métodos lúdicos para o processo de ensino e aprendizagem de Álgebra, considerando as percepções dos entrevistados. Para chegarmos aos achados teóricos percorremos os capítulos que apontaram as concepções do ensino lúdico de matemática e de álgebra. O percurso metodológico se deu a partir de entrevistas semiestruturada realizada online pelo Google Meet junto há 05 professores. Os resultados apontam que se faz necessário a utilização de métodos lúdicos para ensinar álgebra. Todos os entrevistados fazem uso desses métodos, uns fazem uso de jogos como o Algeplam, outros de recursos mais simples como palitos, maquetes, cartas e outros ainda buscam trazer para sala de aula momento de diversão e descontração para melhor chamar a atenção dos alunos. Dentre as contribuições advindas do uso da ludicidade no processo de ensino, segundo dados da pesquisa de campo, foram destacadas que contribui no processo criativo dos alunos com relação ao conteúdo, facilita a aprendizagem e incentiva os estudantes para busca de novas alternativas de respostas aos exercícios propostos. Assim, uma metodologia de ensino que foge do habitual de fato pode ser muito produtiva, o fato de sair do convencional já estimula o interesse dos alunos em estudar matemática. O ensino de matemática envolvendo instrumentos tecnológicos cria indiretamente uma ludicidade no processo de ensino, métodos alternativos certamente contribuí na aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 68p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ensino lúdico de álgebra: percepções de professores à respeito da ludicidade no processo de ensino de álgebra. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The results and information contained in this work were the culmination of field research carried out with mathematics teachers in Basic Education. In order to analyze the contributions of playful methods to the teaching and learning process of Algebra, considering the perceptions of the interviewees. In order to reach the theoretical findings, we went through the chapters that pointed out the concepts of ludic teaching in mathematics and algebra. The methodological path was based on semi-structured interviews conducted online by Google Meet together with 05 teachers. The results show that it is necessary to use playful methods to teach algebra. All respondents use these methods, some use games such as Algeplam, others use simpler resources such as toothpicks, models, cards and others still seek to bring a moment of fun and relaxation to the classroom to better attract students' attention. Among the contributions arising from the use of playfulness in the teaching process, according to field research data, it was highlighted that it contributes to the creative process of students in relation to content, facilitates learning and encourages students to search for new alternative answers to the exercises proposed. Thus, a teaching methodology that deviates from the usual in fact can be very productive, the fact that it leaves the conventional already stimulates students' interest in studying mathematics. The teaching of mathematics involving technological instruments indirectly creates a playfulness in the teaching process, alternative methods certainly contribute to student learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FONTES, João Victor Simões.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons