Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43212

Compartilhe esta página

Título: O uso da rede social Facebook para abordagem do tema radioatividade.
Autor(es): OLIVEIRA, Daniel Sobral de
Palavras-chave: Tecnologia da informação; Análise de conteúdo (Comunicação); Redes sociais online; Estratégias de aprendizagem; Radioatividade
Data do documento: 2-Set-2021
Citação: OLIVEIRA, Daniel Sobral de. O uso da rede social Facebook para abordagem do tema radioatividade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A rede social Facebook está presente no cotidiano de milhares de pessoas há bastante tempo e vem sendo utilizada de várias formas, dentre elas em atividades formativas de ensino e aprendizagem. Com isso, pode proporcionar um ambiente propício no desenvolvimento de metodologias para a abordagem e compreensão da Radioatividade. Tema esse que possui grande relevância histórico-social tendo em vista os aspectos positivos e negativos de suas utilizações; com base nisso, este trabalho tem como objetivo analisar o uso da rede social Facebook como recurso didático no ensino e aprendizagem desse fenômeno por meio das contribuições conceituais feitas por estudantes da graduação em Química-Licenciatura. Nesta perspectiva buscou-se, a partir dos registros documentais institucionais de um dado contexto formativo, analisar o nível de aprofundamento conceitual dos discentes sobre o fenômeno da Radioatividade e como as interações dialógicas num grupo de estudo na rede social Facebook facilitaram a assimilação dos conteúdos abordados e contribuiu para a participação efetiva dos discentes neste processo formativo. Para isso, foram analisadas discussões dialógicas realizadas nessa rede por dez discentes regularmente matriculados no componente curricular eletivo “Introdução à Química Nuclear” ofertado no segundo semestre do ano letivo de 2015, foi feita uma análise qualitativa de uma pesquisa explicativa para compreender como ocorreu o desenvolvimento conceitual durante as discussões realizadas e de que forma o Facebook contribuiu com as atividades formativas. Mediante aos resultados encontrados, foi possível concluir que essa rede permite a sua utilização para discussão e interpretações produtivas para a compreensão de temas científicos, tecnológicos, sociais e ambientais como a Radioatividade, permitindo também a realização de atividades de divulgação científica movidas pelos fatores motivacionais e autônomos estimulados pelas atividades desenvolvidas no grupo de discussão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43212
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Daniel Sobral de.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons