Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43203

Compartilhe esta página

Título: Implicações da problematização no ensino básico para significação de conceitos científicos associados à poluição ambiental.
Autor(es): BARROS, Edilma Edilaene de Sousa
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino; Educação ambiental; Poluição; Educação básica
Data do documento: 10-Jul-2019
Citação: BARROS, Edilma Edilaene de Sousa. Implicações da problematização no ensino básico para significação de conceitos científicos associados à poluição ambiental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Diante da situação em que vivemos em que contexto social e ambiental se entrelaçam, é de suma importância ações que levem a um despertar para uma consciência ecológica. Desta forma, a Educação Ambiental surge como proposta de construir uma mentalidade baseado em um novo paradigma emancipador, voltada para o exercício da cidadania, adotando costumes, hábitos e atitudes mais saudáveis perante ao Meio Ambiente. Assim, o uso da problematização vem como uma proposta para auxiliar os estudantes na aprendizagem de conceitos científicos. O objetivo desta pesquisa foi analisar as Contribuições do Uso de Atividades Contextualizadas envolvendo a Temática Ambiental com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública de Brejo da Madre de Deus-PE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com coleta de dados a partir de uma entrevista semiestruturada com discentes da escola. Os resultados apontam que a problematização de conceitos científicos a partir da Temática Ambiental contribui para aproximação dos estudantes com os conceitos, chamando-os para responsabilidades de um ambiente saudável. Consequentemente, contribuiu para a sua formação cidadã.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43203
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARROS, Edilma Edilaene de Sousa.pdf458,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons