Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/432
Título: Seleção e caracterização de Metarhizium anisopliae para o controle da cigarrinha-da-raiz da cana-de-açúcar Mahanarva fimbriolata (Hemiptera: Cercopidae)
Autor(es): TIAGO, Patricia Vieira
Palavras-chave: Fungos entomopatogênicos; Controle biológico; Marcadores moleculares; PCR-DGGE; Comunidade fúngica do solo
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Vieira Tiago, Patricia; Áurea de Luna Alves Lima, Elza. Seleção e caracterização de Metarhizium anisopliae para o controle da cigarrinha-da-raiz da cana-de-açúcar Mahanarva fimbriolata (Hemiptera: Cercopidae). 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Os objetivos do trabalho foram analisar os aspectos morfológicos e moleculares de isolados de Metarhizium anisopliae e identificá-los ao nível de variedade, utilizando iniciadores específicos, selecionar isolados com alta patogenicidade para ninfas de Mahanarva fimbriolata, verificar a persistência no solo do isolado mais eficiente em condições de laboratório e o efeito da introdução deste fungo na estrutura da comunidade fúngica, por meio do perfil de bandas de PCR-DGGE. Foram utilizadas as seguintes metodologias: técnica de cultura sob lamínula, PCR, bioensaios, contagem de colônias em placa e PCR-DGGE. A amplificação com os iniciadores ITSmet/ITS4 confirmou que os isolados são M. anisopliae var. anisopliae. As análises morfológicas e moleculares demonstraram a grande variabilidade intraespecífica entre os 37 isolados estudados e serviram de base para a diferenciação destes isolados que apresentam mesma origem geográfica e o mesmo hospedeiro. Os iniciadores (GACA)4 e (GTG)5 forneceram DNA fingerprints para um maior número de isolados. Baseada na curva de mortalidade confirmada, entre nove isolados, URM5946, URM5951 e URM6033 foram considerados os melhores para serem utilizados em um programa de controle biológico de M. fimbriolata. Entre estes isolados, o URM5951 foi avaliado quanto a sua persistência e efeito na comunidade fúngica após sua aplicação no solo. Este isolado permaneceu viável até 60 dias do experimento e demonstrou não interferir na comunidade fúngica do solo em que foi introduzido. Todas as características estudadas são desejáveis no processo de seleção de isolados de M. anisopliae e os resultados obtidos reforçam a importância da utilização destes fungos como agentes de controle biológico da cigarrinha-da-raiz da cana-de-açúcar, M. fimbriolata
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/432
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Biologia de Fungos

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Vieira Tiago vf..pdf1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.