Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43193

Compartilhe esta página

Título: A dimensão estético-simbólica das xilogravuras de Gilvan Samico: perspectivas à luz da teoria do imaginário de Gilbert Durand.
Autor(es): CARDOZO, Bruno Luiz de Arruda
Palavras-chave: Samico; Imaginário; Xilogravura; Estética; Movimento Armorial
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: CARDOZO, Bruno Luiz de Arruda. A dimensão estético-simbólica das xilogravuras de Gilvan Samico: Perspectivas à luz da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand. Orientador: Mário de Faria Carvalho. 2022. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) - UFPE, Caruaru - PE, 2021.
Abstract: O presente estudo se propõe a analisar as xilogravuras do artista Gilvan Samico mediante a teoria do Imaginário de Gilbert Durand. Para tanto, nos valemos da trajetória do artista, para nos inteirarmos do contexto sociocultural que teria influenciado a estética de sua produção artística e sua relação com os estudos do imaginário. De modo convergente, abordaremos questões relativas à cultura popular nordestina e ao Movimento Armorial do qual Samico é um dos principais expoentes. A pergunta que direciona o estudo é: quais as principais manifestações míticas e simbólicas presentes na obra de Samico a partir da perspectiva da teoria do imaginário de Gilbert Durand? Como objetivo geral, pretendemos refletir sobre as principais manifestações míticas e simbólicas presentes na obra de Samico a partir das perspectivas da teoria do Imaginário de Gilbert Durand. De modo complementar, os objetivos específicos vislumbrados são: a) Investigar a representação simbólica do bestiário que compõe a obra de Samico; b) Ressaltar os elementos místicos e religiosos na produção artística de Samico; e c) Identificar mitos e aspectos que representam a dimensão estética nas xilogravuras de Samico. O método utilizado neste estudo é o fenomenológico com o intuito de compreender como os fenômenos imagéticos se apresentam na produção do artista. A escolha pelo Imaginário de Gilbert Durand se deu pela possibilidade de apreender o simbólico e o sensível de maneira metodológica e sistemática nas obras analisadas por meio da Mitocrítica. Esta compreendida enquanto método para análise, permite a partir da sobrevivência e transmutação dos mitos, uma leitura mais aprofundada acerca dos sentidos compartilhados de certas imagens. A trajetória articulada ao longo desse estudo deu-nos a possibilidade de ampliar nossa compreensão a respeito da imaginação simbólica, da cultura nordestina, da arte, da sensibilidade humana, representadas por meio das imagens analisadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43193
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno - UFPE Design - Monografia.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons