Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43181

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorFERREIRA, Carol Monteiro-
dc.date.accessioned2022-03-04T19:28:50Z-
dc.date.available2022-03-04T19:28:50Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, Carol Monteiro. Os processos de aprendizagem nas escolas do campo no ensino remoto em tempos pandêmicos da Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43181-
dc.description.abstractEsta pesquisa versa sobre a aprendizagem de crianças na educação campesina em tempos pandêmicos através do ensino remoto. Tomamos como principais lentes teóricas para tratar da aprendizagem de crianças em escolas do campo os estudos de Molina e Sá (2012), Vygotsky (1996, 1998), Zabala (1998) e Scoz (2007) e para tratar sobre o ensino remoto fizemos acepção dos estudos de Moraes (2020) e Cani et al. (2020). Temos como objetivo compreender como acontece o processo de ensino aprendizagem em escolas campesinas no período de ensino remoto. De maneira mais específica objetivamos identificar os principais desafios do ensino no período de aula remota, identificar os recursos pedagógicos utilizados para o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto/híbrido e por fim apontar os desafios e possibilidades que o ensino remoto/híbrido trouxe e traz para a aprendizagem no contexto da educação do campo. Nos pautamos na abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), como procedimento metodológico para produção de dados utilizamos o questionário (GIL, 1999) e como procedimento de análise, a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999). Os resultados apontam que o processo de ensino aprendizagem em escolas campesinas no período de ensino remoto acontece através do uso de recursos pedagógicos como os meios de comunicação tecnológicos, as redes sociais e as atividades impressas, nas quais as professoras realizam suas aulas. Como desafios desse processo temos a ausência de internet/recursos tecnológicos, de uma cultura sistemática de estudo, e de interação com os pares, além das possibilidades que apontam para intensificação dos estudos diante dos conteúdos que ainda não foram construídos contando com o envolvimento da família no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.titleOs processos de aprendizagem nas escolas do campo no ensino remoto em tempos pandêmicos da Covid-19.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5564326781778005pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.description.abstractxThis research deals with the learning of children in peasant education in pandemic times through remote learning. We take the studies of Molina and Sá (2012), Vygotsky (1996, 1998), Zabala (1998) and Scoz (2007) as the main theoretical lens to deal with the learning of children in rural schools, and to deal with remote teaching we accept from the studies by Moraes (2020) and Cani et al. (2020). Our aim is to understand how the teaching-learning process takes place in peasant schools during the remote teaching period. More specifically, we aim to identify the main challenges of teaching in the remote class period, identify the pedagogical resources used for the teaching and learning process in remote/hybrid education and, finally, point out the challenges and possibilities that remote/hybrid education brought and brings to learning in the context of rural education. We use a qualitative approach (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), as a methodological procedure for data production, we use the questionnaire (GIL, 1999) and as an analysis procedure, Content Analysis (MORAES, 1999). The results show that the teaching-learning process in rural schools during the remote teaching period takes place through the use of pedagogical resources such as technological means of communication, social networks and printed activities, in which teachers carry out their classes. As challenges in this process, we have the absence of internet/technological resources, a systematic culture of study, and interaction with peers, in addition to the possibilities that point to intensifying studies in the face of contents that have not yet been built with the involvement of the family in the teaching and learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_ Carol Monteiro Ferreira.pdf667,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons