Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43170

Compartilhe esta página

Título: As contribuições do PIBID para formação inicial de professores: o que dizem as egressas do curso de Pedagogia UFPE/CAA?
Autor(es): MAYRINCK, Maria Vitória Gois
Palavras-chave: Pibid na Pedagogia; Prática docente; Formação Inicial; Articulação teoria-prática
Data do documento: 21-Dez-2021
Citação: MAYRINCK, Maria Vitória Gois. As contribuições do PIBID para Formação Inicial de professores: o que dizem as egressas do curso de Pedagogia UFPE/CAA? 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Esta pesquisa trata das contribuições do Programa de Iniciação à docência (PIBID) enquanto articulação Universidade-escola na Formação Inicial de Professores. O trabalho se realiza no período de março a dezembro de 2021 e tem como objeto de estudo: as práticas desenvolvidas no Pibid nas trajetórias de seus egressos do curso de Pedagogia. Orientamos nosso olhar na perspectiva do PIBID enquanto promotor de um repertório de habilidades e conhecimentos na profissão docente. Temos como objetivo geral: analisar de que maneira os/as pibidianos/as egressos de Pedagogia, que estão em atuação na docência, verificam o papel das práticas desenvolvidas no Pibid em seus trajetos de formação inicial. E de maneira mais específica buscamos: averiguar como se dá a articulação entre teoria e prática, necessárias a formação de professores, a partir dos trajetos de formação inicial; identificar se as práticas desenvolvidas no Pibid colaboram e/ou fornecem experiências para elevar a qualificação da formação inicial de professores; analisar a contribuição do Pibid para o desenvolvimento profissional docente. Para discutir o Desenvolvimento Profissional Docente, Articulação teoria-prática e Formação Inicial, respectivamente dialogamos com Marcelo García (1999), Imbernón (2002), Vaillant e García (2012), Zeichner (1997) Tardif (2010) Pimenta (1999); Lucena e Pimenta (2006), Sabino (2013), Nóvoa (2009). Nos pautamos na abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1995), como procedimento metodológico para a coleta de dados a análise documental (LUDKE, ANDRÉ, 1986) e o questionário. O procedimento de análise pautou-se na Análise de Conteúdo (MORAES, 1999). As participantes da pesquisa são cinco pibidianas egressas da Pedagogia que estão em atuação na docência. Os resultados apontam que o Programa de Iniciação à docência se manifesta enquanto propiciador de conhecimentos teórico-práticos, que qualificam o profissional da Pedagogia através dos saberes e fazeres experienciados no mesmo. Por fim, constata-se que as egressas se utilizam de experiências e aprendizados compartilhados no Programa para sua atuação docente, em um processo de desenvolvimento profissional contínuo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43170
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc - Maria Vitória G. Mayrinck.pdf680,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons