Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43168

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURA, Klebson Humberto de Lucena-
dc.contributor.authorLIMA, Emerson Diego Silva de-
dc.date.accessioned2022-03-04T17:39:38Z-
dc.date.available2022-03-04T17:39:38Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.date.submitted2022-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43168-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é analisar a relação da política educacional do estado de Pernambuco das escolas em tempo integral e a criminalidade, buscando evidencias de que tal política possa contribuir na redução das taxas de violência no estado. Foi utilizado como direcionamento a teoria econômica do crime e suas premissas, para desenvolver o modelo aqui apresentado. Diante disso busco captar o impacto das escolas de regime integral nas taxas de homicídio, foram estimados três modelos de dados em painel foram eles o método de mínimos quadrados ordinários agrupado, efeitos fixos e efeitos aleatórios na análise dos dados dos municípios pernambucanos, para os anos de 2011 a 2018. Com tudo os resultados dos modelos foram imprecisos devido a problemas constatado nas regressões, principalmente o problema de autocorrelação dos resíduos, foi aplicado medida para correção, gerando estimadores robustos para o modelo, na busca de um melhor ajuste nos resultados da regressão estimada.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriminalidadept_BR
dc.subjectDados em Painelpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola de tempo integralpt_BR
dc.titleAnálise econômica da relação do programa educacional das escolas em tempo integral e a criminalidade em Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6278414522078224pt_BR
dc.description.abstractxThe goal of this project is to analyze the relationship between the educational policy in the state of Pernambuco regarding full-time schools and crime, seeking evidence that such policy can contribute to reducing the rates of violence in the state. Using the economic theory of crime and it's premises as a guideline, to develop the model presented here. Therefore, sought to capture the impact of full-time schools on homicide rates. Three panel data models were estimated, namely the grouped ordinary least squares method, fixed effects and random effects in the analysis of data from Pernambuco cities, for the years from 2011 to 2018. However, the results of the models were inconclusive to problems found in the regressions, especially the problem of autocorrelation of the residuals, a correction measure was applied, generating robust estimators for the model, in search for a better fit in the results of estimated regression.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trab. conclusao.pdf387,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons