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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43166

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Título: A atuação do coordenador pedagógico e o acompanhamento, acolhimento e orientação de professores iniciantes em escolas camponesas: especificidades pertinentes ao território.
Autor(es): ALMEIDA, Anny Katarine dos Santos
Palavras-chave: Coordenação pedagógica; Professores(as) iniciantes; Escola do campo; Indução profissional
Data do documento: 20-Dez-2021
Citação: ALMEIDA, Anny Katarine dos Santos. A atuação do coordenador pedagógico e o acompanhamento, acolhimento e orientação de professores iniciantes em escolas camponesas: especificidades pertinentes ao território. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente estudo versa sobre o papel do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) na Indução de Professores(as) Iniciantes no Território Camponês, explorado a partir da seguinte questão: quais elementos da atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) são essenciais a indução do(a) Professor(a) Iniciante ao contexto camponês? O objetivo geral é analisar os elementos da atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) favorecedores a indução do(a) professor(a) iniciante, considerando as especificidades da escola do Campo e os objetivos específicos: 1) identificar as especificidades pertinentes ao território camponês e consequentemente a escola; 2) Levantar as necessidades formativas relevantes de professores(as) iniciantes que atuam no território camponês; 3) Analisar as intervenções realizadas pelo(a) coordenador(a) pedagógico(a) quanto a indução dos(as) professores(as) iniciantes e sua relação com as especificidades do território. O aporte teórico está referenciado em Franco (2008), Domingues (2013), Placco, Almeida e Souza (2013, 2016, 2018) para tratar do papel do(a) coordenador(a) pedagógico(a) ; em Carlos Marcelo (1999), Hubermam (2013), Gouveia (2020) e Silva (2021) para discussão do(a) professor(a) iniciante e suas interfaces; em Fernandes (2012), Molina e Sá (2012) para discussão sobre o território camponês e a escola do campo; em André (2012), Roldão, Reis e Costa (2012) para tratar da indução profissional. A pesquisa se pautou em uma abordagem preponderantemente qualitativa segundo Minayo (1994). Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). Os resultados revelam a ausência de elementos de indução profissional na prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) , tendo em vista a inexistência de uma política de indução profissional na rede, assim como o baixo investimento no trato das especificidades do campo, além de não haver formação destinada a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) no contexto camponês.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43166
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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