Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43136
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos | - |
dc.contributor.author | GERMANO, Sharon Melissa | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-03T20:13:46Z | - |
dc.date.available | 2022-03-03T20:13:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-03 | - |
dc.identifier.citation | GERMANO, Sharon Melissa. Título: A educação de jovens e adultos – ensino fundamental no estado de Pernambuco e o desenvolvimento das aulas remotas no período de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43136 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca evidenciar estudos acerca do desenvolvimento das aulas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o período de pandemia. Nesta perspectiva, nos propomos a compreender como se desenvolveram as aulas remotas nas turmas de EJA – Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco em um período de pandemia. Em nosso percurso metodológico, caminhamos a partir de uma abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986) e um estudo de caráter exploratório (GIL, 2002). A coleta de dados realizou-se por meio da análise documental (GIL, 2002) de documentos norteadores do ensino remoto na EJA do Estado de Pernambuco e entrevista estruturada (LAKATOS, 1996) com os 4 sujeitos da pesquisa, sendo estes a Gestora da EJA da Secretaria de Educação de Pernambuco e 3 docentes da EJA da rede estadual de Pernambuco. A entrevista com os sujeitos da pesquisa se procedeu de maneira remota, por meio da plataforma Formulários Google, com formulários para a gestora e para os(as) docentes organizados em seções. Para o tratamento dos dados, nos apoiamos na Análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Nessa perspectiva, identificamos que o resultado da pesquisa aponta a necessidade de documentos orientadores para o desenvolvimento das aulas remotas para além da indicação de ferramentas tecnológicas como o classroom, preocupação com a ausência de estrutura tecnológica para o desenvolvimento das aulas, material adequado e formação de professores dentre outros aspectos. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política pública de EJA | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Desafios escolares na pandemia | pt_BR |
dc.title | A educação de jovens e adultos – ensino fundamental no estado de Pernambuco e o desenvolvimento das aulas remotas no período de pandemia. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5535666132266910 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - SHARON MELISSA GERMANO .pdf | 281,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons