Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43136

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorGERMANO, Sharon Melissa-
dc.date.accessioned2022-03-03T20:13:46Z-
dc.date.available2022-03-03T20:13:46Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.citationGERMANO, Sharon Melissa. Título: A educação de jovens e adultos – ensino fundamental no estado de Pernambuco e o desenvolvimento das aulas remotas no período de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43136-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca evidenciar estudos acerca do desenvolvimento das aulas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o período de pandemia. Nesta perspectiva, nos propomos a compreender como se desenvolveram as aulas remotas nas turmas de EJA – Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco em um período de pandemia. Em nosso percurso metodológico, caminhamos a partir de uma abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986) e um estudo de caráter exploratório (GIL, 2002). A coleta de dados realizou-se por meio da análise documental (GIL, 2002) de documentos norteadores do ensino remoto na EJA do Estado de Pernambuco e entrevista estruturada (LAKATOS, 1996) com os 4 sujeitos da pesquisa, sendo estes a Gestora da EJA da Secretaria de Educação de Pernambuco e 3 docentes da EJA da rede estadual de Pernambuco. A entrevista com os sujeitos da pesquisa se procedeu de maneira remota, por meio da plataforma Formulários Google, com formulários para a gestora e para os(as) docentes organizados em seções. Para o tratamento dos dados, nos apoiamos na Análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Nessa perspectiva, identificamos que o resultado da pesquisa aponta a necessidade de documentos orientadores para o desenvolvimento das aulas remotas para além da indicação de ferramentas tecnológicas como o classroom, preocupação com a ausência de estrutura tecnológica para o desenvolvimento das aulas, material adequado e formação de professores dentre outros aspectos.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica pública de EJApt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDesafios escolares na pandemiapt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos – ensino fundamental no estado de Pernambuco e o desenvolvimento das aulas remotas no período de pandemia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SHARON MELISSA GERMANO .pdf281,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons