Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43131

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo André da-
dc.contributor.authorSILVA, Geisiane Jovelina da-
dc.date.accessioned2022-03-03T18:56:42Z-
dc.date.available2022-03-03T18:56:42Z-
dc.date.issued2021-04-26-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43131-
dc.description.abstractAs redes sociais são elementos usados diariamente pelos estudantes para acesso e compartilhamento de informações, facilitado pelos celulares, sendo este um motivo que tem influenciado professores a utilizá-las nas aulas de Biologia e outras disciplinas. Levando isso em consideração, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os métodos de uso das redes sociais para o ensino de Biologia no ensino médio brasileiro, a fim de proporcionar uma descrição das possibilidades de uso dessa ferramenta. Além disso, essa pesquisa permite que os professores que não tem contato constante com esses materiais, consigam escolher quais deles faz mais sentido no contexto educacional em que eles estão inseridos. Por isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica focada em trabalhos acadêmicos que indicam uso de metodologias de ensino com uso de redes sociais. Foram definidos dois bancos de dados brasileiros pela sua confiabilidade e amplitude de trabalhos deste nível, a saber, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Portal de Periódicos CAPES. Nossa análise indicou um número pequeno de publicações específicas para a área de Biologia, que apresentavam métodos com o uso das redes sociais, como o Facebook, Instagram ou Whatsapp. Na análise dos trabalhos encontrados foi possível perceber que para a maioria dos alunos que utilizaram esse recurso foi muito proveitoso, além de facilitar o compartilhamento de informações educacionais não só na sala de aula, mas também fora dela.pt_BR
dc.format.extent71 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleO uso das redes sociais no ensino de biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9591080242817017pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0199118791276993pt_BR
dc.description.abstractxSocial networks are elements used daily by students to access and share information, facilitated by smartphones, which is a reason that has influenced teachers to use them in Biology classes and other subjects. This work aims to evaluate the didactic methods of using social networks for teaching Biology in Brazilian high schools to describe the possibilities of using this tool. In addition, this research allows teachers who do not have constant contact with these materials to choose which of them makes the most sense in the educational context in which they are inserted. For this reason, we did bibliographic research focused on academic works that indicate the use of teaching methodologies using social networks. We define two Brazilian databases for their reliability and breadth of work at this level, namely, the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the CAPES Journal Portal. Our analysis indicated a small number of specific publications for the Biology area, which presented methods using social networks, such as Facebook, Instagram, or Whatsapp. In the analysis of the works, it was possible to notice that it was beneficial for most students who used this resource, in addition to facilitating the sharing of educational information in the classroom and outside it.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Geisiane Jovelina da.pdfSILVA, Geisiane Jovelina da.1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons