Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4312
Título: A formação de professores e a construção dos saberes da docência no curso de Pedagogia da UFPE
Autor(es): Maria Costa Rocha, Áurea
Palavras-chave: Formação de Professores;Prática de Ensino;Estágio Supervisionado;Saberes Docentes
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Costa Rocha, Áurea; Eliete Santiago, Maria. A formação de professores e a construção dos saberes da docência no curso de Pedagogia da UFPE. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A pesquisa trata do processo de construção dos saberes da docência na formação inicial, a partir da nova concepção de Prática de Ensino instituída no componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica do curso de Pedagogia da UFPE. Toma como categorias analíticas: Formação de Professores, Prática de Ensino e Saberes Docentes. Formação, aqui entendida como um processo intencional, contínuo, sistemático e como critério de profissionalização docente; Prática de Ensino, vista como um processo de formação, de intervenção pedagógica e construção de saberes. Saberes Docentes, entendidos como um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências necessárias ao exercício da docência. As categorias de análise têm como suporte os estudos de Nóvoa (1992); Zeichner (1993); Santiago e Batista Neto (2000); Schön (2000); Pimenta (1997 e 2002); Tardif (2002) e Freire (1997 e 2000). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos procedimentos básicos utilizados foram a observação participante e a análise documental, que permitiram a compreensão do processo de construção dos saberes e a reforma parcial pela qual passou o curso de Pedagogia no Centro de Educação nos anos 2000. Os dados revelaram que os saberes docentes são construídos nas relações que se estabelecem no espaço da formação acadêmica no Ensino Superior e na Escola Básica, no espaço de exercício profissional, e entre eles, bem como em diversas situações socioeducativas de aprendizagens. Há aproximações e distanciamentos entre a proposta pensada e vivenciada na UFPE, mas há sobretudo uma disponibilidade para agregar as contribuições geradas no processo de reflexão e vivência da Pesquisa e Prática Pedagógica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4312
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3496_1.pdf1,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.