Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43107

Comparte esta pagina

Título : Desigualdade de renda na América do Sul e o papel da liberalização comercial entre 1990 e 2017.
Autor : FERREIRA, Laura Dayane Bezerra
Palabras clave : Renda – Distribuição; Comércio – Regulamentação – América do Sul; Equilíbrio econômico; Política comercial; Relações econômicas internacionais
Fecha de publicación : 9-dic-2020
Citación : FERREIRA, Laura Dayane Bezerra. Desigualdade de renda na América do Sul e o papel da liberalização comercial entre 1990 e 2017. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Resumen : Considerando a crescente preocupação a respeito do aumento da desigualdade de renda, este trabalho tem como objetivo geral analisar o papel da liberação comercial sobre a desigualdade de renda nos países da América do Sul no período de 1990 até 2017, admitindo as hipóteses de que o crescimento da globalização comercial e financeira estariam relacionados com um aumento na desigualdade de renda, enquanto a taxa de crescimento do PIB per capita e o nível educacional da população acima de 25 anos teriam relação inversa com a variável dependente. Além disso, a qualidade do estado de direito poderia ser um determinante da discrepância de rendimentos. Foi aplicado um modelo dinâmico de dados em painel de onze dos países da América do Sul, com estimativas analisadas pelo método System-GMM e os resultados das estimações indicam que uma maior abertura comercial está relacionada com o aumento da desigualdade de renda, enquanto a liberalização financeira pode estar ligada à uma diminuição desta. O resultado do modelo econométrico confirma ainda a importância de melhoria do nível educacional para promover igualdade na distribuição de renda. Quanto à regra legal do estado de direito e a taxa de crescimento do PIB per capita, a revisão teórica indica que ambos são fatores que em crescimento podem trazer benefícios para os países, no entanto, neste estudo os resultados não foram conclusivos sobre o impacto na desigualdade, indicando a necessidade de estudos mais aprofundados sobre essas variáveis. À guisa de conclusão, pondera-se que a despeito da importância da globalização comercial para os países, deve-se considerar os impactos desiguais das políticas de trocas nas economias locais. De forma que o desenho dessas políticas deve se ajustar às singularidades dos países, atentando para a necessidade de reduzir disparidades de renda e combater a extrema pobreza.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43107
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERREIRA, Laura Dayane Bezerra.pdf493,88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons