Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43103

Compartilhe esta página

Título: Controle de pressão e geração de energia por meio de bombas funcionando como turbinas em sistemas de abastecimento de água.
Autor(es): CORRÊA, Sabrina da Silva
Palavras-chave: Água - Distribuição; Bombas hidráulicas; Sistema de energia elétrica; Água - Desperdício; Otimização estrutural; Turbinas hidráulicas
Data do documento: 19-Dez-2018
Citação: CORRÊA, Sabrina da Silva. Controle de pressão e geração de energia por meio de bombas funcionando como turbinas em sistemas de abastecimento de água. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: A recuperação de energia e o gerenciamento de pressão são essenciais para alcançar melhorias sustentáveis no desempenho dos sistemas de distribuição de água. Uma alternativa que vem sendo estudada em todo o mundo é a utilização de bombas funcionando como turbinas (BFT) em substituição às válvulas redutoras de pressão (VRP), tendo em vista que esta concilia o controle de pressão com a geração de energia elétrica. A priori, as turbinas são os equipamentos mais apropriados, mas as BFT vêm se destacando por apresentarem baixo custo, facilidade e rapidez na aquisição e obtenção de peças para a reposição, pois são equipamentos robustos e produzidos em grande escala pela indústria. Assim, esta pesquisa objetivou o desenvolvimento de um modelo para determinar a configuração ótima de BFT em sistemas de distribuição de água, com o propósito de minimizar os vazamentos e maximizar a geração de energia, simultaneamente. A metodologia proposta define, com o auxílio do EPANET e de um processo de otimização, a altura manométrica e a vazão da BFT com melhor eficiência. O modelo foi aplicado a uma rede fictícia proposta na literatura e os resultados da pesquisa apontaram que a BFT possui eficiência semelhante à VRP no controle de pressão. Sendo assim, a operação da bomba em reverso como turbina é uma opção real e plausível, mostrando-se atrativa em função do seu baixo custo, se comparada com as turbinas, além de possibilitar a geração de energia elétrica e a redução do volume de água perdido em vazamentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43103
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORRÊA, Sabrina da Silva.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons