Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43099
Share on
Title: | Memória gráfica dos bordados de Passira. |
Authors: | SOUZA, Paula de Melo |
Keywords: | Artes gráficas; Memória; Bordado – Passira (PE) |
Issue Date: | 17-Dec-2019 |
Citation: | SOUZA, Paula de Melo. Memória gráfica dos bordados de Passira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Esta pesquisa consiste em um estudo sobre a Memória Gráfica, e o objeto de estudo foram os bordados manuais da cidade de Passira – Pernambuco, que devido ao processo de globalização a industrialização, vêm passando por alguns problemas; e como consequência, esses produtos artesanais vêm sendo menos produzidos e perdendo espaço em meio à produção industrial, o que pode acarretar uma perda de memória e de identidade local. O objetivo geral da pesquisa é projetar uma coleção de estampas inspiradas nos bordados de Passira, para que se tenha um enaltecimento da cultura local para que se promova a preservação da memória dos elementos que são bordados; e seus objetivos específicos são: mapear os bordados de Passira para compor um painel semântico; identificar quais os elementos constituintes são usados com mais frequência para entender melhor a estética do bordado de Passira; analisar quais dos elementos podem ser utilizados para que se tenha uma melhor valorização da Memória Gráfica desta produção em particular. Para o referencial teórico, foram estudados os temas: Memória Gráfica, Design de Superfície e Bordado. Como resultado foi produzida uma coleção de estampas com a proposta de ser aplicada em ambientes como papel de parede. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43099 |
Appears in Collections: | (CAA-ND): TCC - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Paula de Melo.pdf | 9,96 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License