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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43095

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Título: Cultura de consumo e moda masculina: uma análise sobre restrição ao consumo.
Autor(es): MARINHO, Ricardo Davi Farias
Palavras-chave: Cultura e consumo - Gênero; Roupas masculinas; Identidade social - Vestuário; Homens – Identidade
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: MARINHO, Ricardo Davi Farias. Cultura de consumo e moda masculina: uma análise sobre restrição ao consumo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Tendo em vista que esse estudo traz consigo uma forma de ressignificação para o vestuário masculino no contexto da pós-modernidade, pesquisou-se sobre um certo descontentamento de parte de alguns homens ocidentais em torno dos padrões sociais do que pode ser considerado como comportamentos masculinos e como isso reflete no seu vestuário, a fim de compreender como as relações de poder entre os gêneros afetaram o vestuário e como isso repercuti na cultura pós-moderna. Para tanto, é necessário compreender o padrão da masculinidade apoiando-se na história e cultura da sociedade ocidental, identificar as relações de poder existente entre os gêneros e como isso influenciou na maneira das pessoas se vestirem e por fim identificar a razão pela qual existe um descontentamento com os padrões de masculinidade para uma parcela da sociedade atual. Realizou-se, então, uma pesquisa utilizando-se da metodologia aplicada em DNA de imagem de moda Maciel e Miranda (2009), que tem por fundamento adaptar o método de trabalhar com a pesquisa iconográfica, fundamentada nos valores percebidos, abordando a sistemática dos sistemas de signos na produção dos sentidos. Este estudo que propõe uma nova abordagem no que diz respeito a utilizar a análise de imagens, como forma de decodificação de significados na forma de se vestir. Com o objetivo de mapear os códigos do vestuário masculino, propondo mais uma forma de ver e perceber a moda. Diante disso, verificou-se que o homem começa a incorporar elementos antes restritos ao universo feminino, percebendo assim uma ruptura com alguns padrões socialmente aceitos sobre a postura masculina e surgindo, a partir desse contexto, novas masculinidades sustentadas dentro de uma sociedade pós-moderna. Nesse contexto a estética não-binária surge como alternativa vestimentar para esse novo público masculino. O que impõe a constatação de que a cultura ocidental pós-moderna vem revendo alguns conceitos trazidos a gerações sobre os parâmetros dos padrões da masculinidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43095
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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