Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43086

Compartilhe esta página

Title: Drogas e neurotransmissores: uma contribuição para a alfabetização científica de licenciandos em Química.
Authors: SILVA, Flávia Rafaella Xavier
Keywords: Neurotransmissores; Drogas; Conhecimento e aprendizagem – Ciência; Estudantes universitários – Química
Issue Date: 2-Sep-2021
Citation: SILVA, Flávia Rafaella Xavier. Drogas e neurotransmissores: uma contribuição para a alfabetização científica de licenciandos em Química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A alfabetização científica é vista como uma das alternativas de relacionar o saber científico à realidade a qual o ser humano está inserido. Dessa forma, é necessário que além de saber ciências o indivíduo consiga aplicá-la no seu contexto social. Com esse intuito, de buscar efetivar a alfabetização científica foi proposta uma oficina de três dias. Ela teve como base a temática “drogas e neurotransmissores”, que traz um contexto de forte apelo científico e social. E que também remete a uma realidade presente na vida da maioria dos cidadãos contemporâneos e associável a conteúdos específicos de ciências, resultando em discussões científicas aliadas às questões sociais. O objetivo, além de produzir um material com o intuito de ser utilizado para divulgação científica, foi de promover a alfabetização cientifica por meio do contexto próprio a realidade de cada aluno. Após a aplicação da oficina, tendo como participantes alguns estudantes do curso de Química da Universidade Federal de Pernambuco, foi possível observar que a temática apresentada pôde ser debatida tanto em seus aspectos técnicos, envolvendo uma linguagem científica da química, quanto em seus direcionamentos socioculturais. Assim, os objetivos propostos foram atingidos, uma vez que a produção do material de divulgação científica contribuiu para instigar a alfabetização científica dos participantes, mediante as discussões realizadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43086
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Flávia Rafaella Xavier.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons