Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43080

Comparte esta pagina

Título : Desempenho de filtros lentos de areia no pós-tratamento de efluente têxtil e o potencial do efluente tratado para reuso.
Autor : BEZERRA, Alanna Maria do Nascimento
Palabras clave : Solos - Análise; Águas residuais - Purificação - Caruaru (PE); Resíduos industriais - Caruaru (PE); Irrigação - Caruaru (PE); Água - Reuso - Caruaru (PE); Indústria têxtil - Caruaru (PE)
Fecha de publicación : 5-jul-2018
Citación : BEZERRA, Alanna Maria do Nascimento. Desempenho de filtros lentos de areia no pós-tratamento de efluente têxtil e o potencial do efluente tratado para reuso. Caruaru: O Autor, 2018.
Resumen : As indústrias têxteis, ao longo dos seus processos operacionais, geram inúmeros resíduos nocivos ao meio ambiente, a depender do tipo de técnica empregada, da matéria prima utilizada e do produto gerado. Portanto, esse tipo de setor produtivo configura-se como um dos exemplos de carga poluidora dos cursos de água, além de aplicar grande quantidade de água em seus processos, resultando em diferentes níveis de resíduos tóxicos. Sendo assim, é imprescindível que alternativas eficientes para reutilização dessas águas com qualidade inferior sejam implementadas de forma a garantir a minimização dos impactos ambientais que a produção têxtil causa. Esta pesquisa teve como objetivo implantar em escala de modelo reduzido um sistema de filtração lenta e avaliar sua eficiência no pós-tratamento de efluente têxtil, aplicando estes resultados na viabilidade de reuso agrícola. A pesquisa utilizou quatro filtros de areia preenchidos com o mesmo solo, sendo um irrigado com água destilada e os outros três irrigados com efluente têxtil coletado em uma lavanderia localizada na cidade de Caruaru. Os filtros foram abastecidos com as amostras do efluente durante um período de sete dias, sendo irrigados diariamente através de um funil de separação com 125 ml de volume. O sistema de filtração em estudo apresentou reduções consideráveis dos valores de alguns parâmetros de controle ambiental, indicando a possibilidade do uso de filtração lenta para aprimorar a água residuária utilizada. As principais reduções referem-se a 61,24% da coloração, 89,43% da turbidez, 91,03% de nitrogênio amoniacal, 83,54% de fósforo, 98,11% de DBO e 81,17% de DQO, indicando elevada remoção de matéria orgânica. O valor de pH para as amostras filtradas foi de 7,59, atribuindo caráter mais básico às águas de reuso em relação ao efluente têxtil utilizado. Com relação ao oxigênio dissolvido, os filtros lentos foram capazes de realizar aeração nas amostras, alcançando resultado médio de 2,23 mg.L-1. Com relação à reutilização do efluente têxtil tratado em atividades agrícolas ainda são necessárias maiores reduções das concentrações de condutividade elétrica e salinidade através do acréscimo da camada de areia ou até de outras tecnologias de tratamento.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43080
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BEZERRA, Alanna Maria do Nascimento.pdf1,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons