Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43071

Share on

Title: Jornalismo investigativo e gênero: uma análise sobre a presença feminina nas redações a partir de entrevistas com mulheres jornalistas.
Authors: PASCOAL, Victória Beatriz da Piedade
Keywords: Jornalismo; Identidade de gênero no ambiente de trabalho; Feminismo; Mulheres jornalistas
Issue Date: 10-Dec-2020
Citation: PASCOAL, Victória Beatriz da Piedade. Jornalismo investigativo e gênero: uma análise sobre a presença feminina nas redações a partir de entrevistas com mulheres jornalistas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo perceber como são sedimentados os estereótipos que fustigam a presença feminina no jornalismo investigativo. A partir de entrevistas com jornalistas investigativas e leituras bibliográficas, procuramos entender a lógica vigente do jornalismo. Percebemos que esta está calcada em preconceitos vários, especialmente relacionados ao gênero. Observamos que, apesar de serem maioria nas redações, as mulheres jornalistas não aparecem como uma figura primária da profissão, não possuindo a mesma expressão ou o mesmo prestígio conferido aos profissionais do sexo masculino pela representação midiática e pela cultura organizacional do jornalismo. As diferenças qualitativas, impostas pelas esferas sociais e culturais, ocasionam e estimulam prejuízos concretos para a carreira das jornalistas. Pensamos também nas realizações das mulheres jornalistas que apesar das dificuldades, conseguem exprimir-se como as mulheres que são, colaborando assim para uma perspectiva particular, mais humana, e portanto mais integral, do jornalismo investigativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43071
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PASCOAL, Victória Beatriz da Piedade.pdf784,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons