Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43065
Compartilhe esta página
Título: | O ensino de química na coleção Viver, Aprender – Ciência, transformação e cotidiano do livro didático da EJA: uma análise dos conteúdos de química na perspectiva CTSA. |
Autor(es): | MACEDO, Willijane Sobral de Oliveira |
Palavras-chave: | Livros didáticos; Química; Educação de jovens e adultos; Ensino – Metodologia |
Data do documento: | 9-Dez-2020 |
Citação: | MACEDO, Willijane Sobral de Oliveira. O ensino de química na coleção Viver, Aprender – Ciência, transformação e cotidiano do livro didático da EJA: uma análise dos conteúdos de química na perspectiva CTSA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | A disciplina de Química é tratada como complexa, tanto por alunos, quanto por professores, mas isso se define a pensamentos de decorar fórmulas e responder exercícios. Em relação a Educação de Jovens e Adultos – EJA, esta disciplina se torna ainda mais desafiante, por não conseguir estabelecer uma ligação entre a Química e sua realidade. Por outro lado, diversos estudos revelam que materiais designados ao estudo de Química estão cada vez mais ausentes ou são insuficientes, principalmente os livros didáticos destinados a este público. Diante deste fator, esta pesquisa buscou investigar como o Ensino de Química na coleção Viver, Aprender – Ciência, Transformação e Cotidiano da EJA, contribui para o Conhecimento Escolar e formação cidadã do estudante através da perspectiva CTSA. Verificando também se há relação dos conteúdos de Química abordados no livro didático com a realidade do aluno da EJA, identificando se são propostas no livro didático metodologias diferenciadas de ensino dos conceitos de Química. Assim, observou-se que o referido livro didático proporciona aos estudantes a libertação de interpretação dos conteúdos, se utilizando da relação dos conteúdos de Química com pertences presentes a sua realidade cotidiana, além de também proporcionar metodologias diferenciadas dos conceitos de Química relacionados com CTSA, tais como pesquisas em livros, internet e até mesmo entrevistas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43065 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MACEDO, Willijane Sobral de Oliveira.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons