Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43065

Compartilhe esta página

Título: O ensino de química na coleção Viver, Aprender – Ciência, transformação e cotidiano do livro didático da EJA: uma análise dos conteúdos de química na perspectiva CTSA.
Autor(es): MACEDO, Willijane Sobral de Oliveira
Palavras-chave: Livros didáticos; Química; Educação de jovens e adultos; Ensino – Metodologia
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: MACEDO, Willijane Sobral de Oliveira. O ensino de química na coleção Viver, Aprender – Ciência, transformação e cotidiano do livro didático da EJA: uma análise dos conteúdos de química na perspectiva CTSA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: A disciplina de Química é tratada como complexa, tanto por alunos, quanto por professores, mas isso se define a pensamentos de decorar fórmulas e responder exercícios. Em relação a Educação de Jovens e Adultos – EJA, esta disciplina se torna ainda mais desafiante, por não conseguir estabelecer uma ligação entre a Química e sua realidade. Por outro lado, diversos estudos revelam que materiais designados ao estudo de Química estão cada vez mais ausentes ou são insuficientes, principalmente os livros didáticos destinados a este público. Diante deste fator, esta pesquisa buscou investigar como o Ensino de Química na coleção Viver, Aprender – Ciência, Transformação e Cotidiano da EJA, contribui para o Conhecimento Escolar e formação cidadã do estudante através da perspectiva CTSA. Verificando também se há relação dos conteúdos de Química abordados no livro didático com a realidade do aluno da EJA, identificando se são propostas no livro didático metodologias diferenciadas de ensino dos conceitos de Química. Assim, observou-se que o referido livro didático proporciona aos estudantes a libertação de interpretação dos conteúdos, se utilizando da relação dos conteúdos de Química com pertences presentes a sua realidade cotidiana, além de também proporcionar metodologias diferenciadas dos conceitos de Química relacionados com CTSA, tais como pesquisas em livros, internet e até mesmo entrevistas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43065
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACEDO, Willijane Sobral de Oliveira.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons