Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43056

Compartilhe esta página

Título: Aspectos motivadores e riscos da prática do outsourcing em indústrias do setor de confecção: uma análise descritiva e inferencial em empresas do APL de confecções do agreste pernambucano.
Autor(es): MONTEIRO, Igor Gomes Pereira
Palavras-chave: Vestuário - indústria - Pernambuco; Vestuário - Indústria - Registro de desempenho; Terceirização; Cluster industrial; Indústria têxtil - Terceirização; Processo decisório; Logística empresarial; Distribuição de mercadorias
Data do documento: 13-Dez-2018
Citação: MONTEIRO, Igor Gomes Pereira. Aspectos motivadores e riscos da prática do outsourcing em indústrias do setor de confecção: uma análise descritiva e inferencial em empresas do APL de confecções do agreste pernambucano. / Igor Gomes Pereira Monteiro. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: Com a crescente competividade entre empresas no ambiente corporativo, as organizações procuram por maneiras inovadoras e econômicas para produzir e alcançar vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Uma das maneiras para isso é através da implementação do Outsourcing, nacionalmente conhecido por Terceirização, que se trata da contratação de terceiros para a realização de atividades anteriormente realizadas internamente à empresa. Essa decisão, entre produzir ou comprar, pode trazer benefícios e ameaças às empresas e, por esse motivo, esses aspectos devem ser avaliados cuidadosamente. Um ambiente que se encontra bastante inserido nesse meio é o Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções do Agreste de Pernambuco, que, apesar de representar desenvolvimento econômico e colaborar para a geração de empregos diretos e indiretos, também apresenta deficiências em suas decisões estratégicas envolvendo seus fornecedores e outros elos da CS. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo principal realizar uma análise descritiva e inferencial sobre os aspectos relevantes e riscos considerados na tomada de decisão sobre a implementação do Outsourcing. Como método de coleta de dados, foi desenvolvido um questionário, o qual foi respondido por 20 empresas que fazem parte do APL de confecções de PE. Em seguida, utilizando o Teste exato de Fisher, foram realizados Testes de hipóteses através de associações feitas entre os aspectos considerados mais relevantes, de acordo com a coleta de dados obtida. Os resultados da pesquisa mostraram que: (1) as empresas de confecção terceirizam tanto atividades diretamente ligadas ao produto final, como atividades que servem de apoio; (2) a confiança no fornecedor está relacionada tanto ao grau de competência técnica do mesmo, como também pelo controle e segurança de informações da empresa; (3) a melhoria no serviço prestado ao cliente está relacionado tanto com a minimização do tempo de respostas ao mesmo como também à comunicação aberta e transparente; (4) a obtenção de maquinário não disponível internamente associa-se com o melhor acesso à novas tecnologias e com a minimização de custos de produção; (5) a minimização de custos com treinamentos para funcionários relaciona-se com a habilidade de se concentrar no core business e (6) o Outsourcing não é visto como uma diminuição de riscos de negócios, nem como barreira para entrada de novos concorrentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43056
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTEIRO, Igor Gomes Pereira.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons