Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43054
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves | - |
dc.contributor.author | SILVA, Janaína | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-28T11:41:57Z | - |
dc.date.available | 2022-02-28T11:41:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Janaína. As contribuições do feedback formativo para o entendimento conceitual das propriedades atômicas num curso de formação docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43054 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo de natureza qualitativa, de natureza documental, teve como objetivo analisar as contribuições do feedback formativo, para o entendimento conceitual das propriedades atômicas num curso de formação docente em Química. Para isto, a metodologia empregada foi a análise textual e, em tempo real, de um grupo de discussão, da disciplina “Química Inorgânica I”, do curso de Licenciatura em Química, de uma Universidade Pública no Agreste de Pernambuco, construído na rede social facebook e que apresentava como membros, 17 discentes, participante da pesquisa, regularmente matriculados nesse componente curricular obrigatório. Os resultados obtidos mostraram o feedback formativo como uma ferramenta que apresenta uma grande potencialidade para avaliação de aprendizagem e para o estado de compreensão dos discentes em relação ao entendimento dos conceitos das propriedades atômicas. Além disso, foi possível perceber a importância de reconstrução de conhecimento e reflexão enquanto futuros docentes para assim, aprimorar o nosso atual sistema educacional do Brasil. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Átomos | pt_BR |
dc.title | As contribuições do feedback formativo para o entendimento conceitual das propriedades atômicas num curso de formação docente. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0015421274627748 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7622735302655317 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this qualitative documentary study was to analyze the contributions of formative feedback to the conceptual understanding of atomic properties in a course of teacher education in Chemistry. For this, the methodology used was the textual analysis and, in real time, of a discussion group, of the discipline "Inorganic Chemistry I", of the course of Licenciatura in Chemistry, of a Public University in the Agreste of Pernambuco, built in the social network facebook and presented as members, 17 students, participant of the research, regularly enrolled in this compulsory curricular component. The obtained results showed the formative feedback as a tool that presents a great potential for evaluation of learning and for the state of comprehension of the students in relation to the understanding of the concepts of the atomic properties. In addition, it was possible to perceive the importance of reconstruction of knowledge and reflection as future teachers in order to improve our current educational system in Brazil. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Janaína.pdf | 369,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons