Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43054

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves-
dc.contributor.authorSILVA, Janaína-
dc.date.accessioned2022-02-28T11:41:57Z-
dc.date.available2022-02-28T11:41:57Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Janaína. As contribuições do feedback formativo para o entendimento conceitual das propriedades atômicas num curso de formação docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43054-
dc.description.abstractO presente estudo de natureza qualitativa, de natureza documental, teve como objetivo analisar as contribuições do feedback formativo, para o entendimento conceitual das propriedades atômicas num curso de formação docente em Química. Para isto, a metodologia empregada foi a análise textual e, em tempo real, de um grupo de discussão, da disciplina “Química Inorgânica I”, do curso de Licenciatura em Química, de uma Universidade Pública no Agreste de Pernambuco, construído na rede social facebook e que apresentava como membros, 17 discentes, participante da pesquisa, regularmente matriculados nesse componente curricular obrigatório. Os resultados obtidos mostraram o feedback formativo como uma ferramenta que apresenta uma grande potencialidade para avaliação de aprendizagem e para o estado de compreensão dos discentes em relação ao entendimento dos conceitos das propriedades atômicas. Além disso, foi possível perceber a importância de reconstrução de conhecimento e reflexão enquanto futuros docentes para assim, aprimorar o nosso atual sistema educacional do Brasil.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectÁtomospt_BR
dc.titleAs contribuições do feedback formativo para o entendimento conceitual das propriedades atômicas num curso de formação docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0015421274627748pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7622735302655317pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this qualitative documentary study was to analyze the contributions of formative feedback to the conceptual understanding of atomic properties in a course of teacher education in Chemistry. For this, the methodology used was the textual analysis and, in real time, of a discussion group, of the discipline "Inorganic Chemistry I", of the course of Licenciatura in Chemistry, of a Public University in the Agreste of Pernambuco, built in the social network facebook and presented as members, 17 students, participant of the research, regularly enrolled in this compulsory curricular component. The obtained results showed the formative feedback as a tool that presents a great potential for evaluation of learning and for the state of comprehension of the students in relation to the understanding of the concepts of the atomic properties. In addition, it was possible to perceive the importance of reconstruction of knowledge and reflection as future teachers in order to improve our current educational system in Brazil.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Janaína.pdf369,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons