Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4304
Título: A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel
Autor(es): Mello Barreto Guimarães, Oswaldo
Palavras-chave: Crescimento econômico; Desenvolvimento; Comércio exterior; Biodiesel; Mamona; Agricultura familiar
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mello Barreto Guimarães, Oswaldo; Raimundo Oliveira Vergolino, Jose. A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Este projeto objetivou desenvolver um trabalho voltado para o estudo do impacto do semi-árido de Pernambuco na economia estadual. As leituras, entrevistas e pesquisas deram respaldo ao tema, mostrando o quanto se pode influir na economia estadual através da reestruturação na capacidade produtiva do semi-árido pernambucano. O Estado de Pernambuco, objeto de nosso estudo, vem apresentando índices econômicos estáveis, com taxas de crescimento baixas, perdendo posições no ranking econômico nordestino. A literatura pesquisada mostra que a inserção do semi-árido na economia pernambucana, através da produção da mamona, seu óleo e biodiesel, proporcionará bons níveis de desenvolvimento e convivência social, mobilizando a força produtiva regional, elevando o nível de bem-estar social da população local e diminuindo o êxodo rural. Quando acontecer haverá incremento e diversificação da nossa pauta de comércio internacional, proporcionado pela diminuição do volume de derivados de petróleo importados e da exportação do excedente de biodiesel produzido no mercado interno, ação esta que, também, contribuirá para um maior controle de poluição e melhor adequação ao Protocolo de Kyoto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4304
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5935_1.pdf765,62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.