Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43034

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorSANTOS, Gutemberg Souza-
dc.date.accessioned2022-02-28T11:20:31Z-
dc.date.available2022-02-28T11:20:31Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.date.submitted2022-02-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Gutemberg Souza. Análise da conjuntura do ensino de ligações químicas: percepção discente e a importância da contextualização do tema. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43034-
dc.description.abstractAs pesquisas acerca do ensino por contextualização ganha espaço nas teorias da aprendizagem e para o desenvolvimento dos discentes em formação. Aliando o saber científico com os aspectos sociais que tal saber tangencia. Baseando-se nisso que a seguinte pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa se voltou à analise a percepção dos alunos de uma escola pública de Surubim-PE sobre o processo de ensino do conteúdo de Ligações Químicas a partir de uma abordagem contextualizada. Esse conteúdo bastante explorado ao longo da formação de estudantes apresentam alguns obstáculos epistemológicos, dificuldades de aprendizagem e falta de interesse na aula. Para isso se fez necessário à observação das aulas dos docentes, entrevista semiestruturada e a livro didático adotado na escola. Acarretando a conclusão que os docentes por não usarem recursos extras, não dar aula diferenciada, têm levado os alunos a não compreensão do conteúdo. A possível solução seria o docente dedicar mais tempo, preparar aula melhor e usar a contextualização.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLigações químicaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleAnálise da conjuntura do ensino de ligações químicas: percepção discente e a importância da contextualização do tema.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Eduarda Florêncio-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8464775033492510pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxThe research about teaching by contextualization gains space in the theories of learning and for the development of the students in formation. Combining scientific knowledge with social aspects such as knowing tangency. Based on this, the following qualitative and quantitative research was used to analyze the perception of the students of a public school in Surubim-PE on the teaching process of Chemical Link content from a contextualized approach. This content, which is well explored throughout the training of students, presents some epistemological obstacles, learning difficulties and lack of interest in the class. For that it was necessary to observe the teachers' classes, semi-structured interview and the textbook adopted at the school. Carrying the conclusion that teachers for not using extra resources, not giving a differentiated class, have led students to not understanding the content. The possible solution would be for the teacher to devote more time, to prepare a better class and to use contextualization.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0925621591357627pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Gutemberg Souza.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons