Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4302
Título: Um exame da contribuição das cooperativas brasileiras ao comércio exterior
Autor(es): ARAUJO, Roberto Alves de
Palavras-chave: Agronegócio; Comércio Exterior; Cooperativas
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves de Araujo, Roberto; Chaves Lima, Ricardo. Um exame da contribuição das cooperativas brasileiras ao comércio exterior. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo examinar a contribuição das cooperativas exportadoras no crescimento da economia nacional, salientando que estas instituições são uma alternativa que possui elevada eficácia e eficiência para contribuir na atenuação das disfunções dos sistemas econômicos, gerando concorrência de mercado, beneficiando o consumidor, gerando renda para seus cooperados e empregados. Com a utilização de bibliografia específica ao cooperativismo, de anuários setoriais de entidades como as Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB), de órgãos públicos brasileiros (Receita Federal e Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio), que permitiram obter informações sobre o setor cooperativista, com o intuito de implementar melhores estratégias de mercado voltadas para a exportação. As nossas cooperativas seguem a tendência da economia brasileira de exportarem bens do segmento agropecuário. Estas agrocooperativas possuem diversas vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes convencionais no mercado doméstico, tais como: as cooperativas dos mais diversos ramos conseguem financiamentos nas cooperativas de crédito com juros e tarifas mais baixos do que são praticados pelos bancos; estas cooperativas estabelecem parcerias com cooperativas de consumo de várias nações que importam nossos produtos e através de terceirização conseguem preços mais satisfatórios com as cooperativas de trabalho. Há ainda fusões com outras cooperativas que desempenham as mesmas atividades e conseguem criar economias de escala e expansão vertical com o objetivo o de implementar cadeias produtivas para elevar seu grau de competitividade no comércio exterior
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4302
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5929_1.pdf530,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.