Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42981

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Gilmara Gonzaga-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Paloma Maria de-
dc.date.accessioned2022-02-23T15:01:03Z-
dc.date.available2022-02-23T15:01:03Z-
dc.date.issued2018-08-22-
dc.date.submitted2022-02-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paloma Maria de. A utilização da contextualização e da abordagem CTSA no ensino de química como ferramenta auxiliar na compreensão da temática vidro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42981-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou analisar como a utilização da abordagem CTSA na contextualização da temática vidro pode resultar em uma maior significação dos conteúdos de química vistos em sala de aula. Desse modo, como descrito na literatura se fez necessário usar meios para verificar possíveis mudanças na realidade do ensino de química, buscando uma aprendizagem de modo eficaz. Assim, os participantes dessa pesquisa foram os estudantes de uma turma do terceiro ano do ensino médio, da Escola de Referência do município de Panelas-PE. Para a coleta dos dados os grupos de estudantes construíram mapas conceituais após a realização de cada etapa e posteriormente foram realizadas as análises. Também, foi solicitado que os estudantes respondessem de início a pergunta focal de acordo com os seus conhecimentos prévios: Qual a compreensão sobre os vidros? E a segunda pergunta focal depois de ter utilizado todo o recurso: Quais os conceitos químicos que podem ser relacionados com os vidros? Logo, a partir dos resultados obtidos foi perceptível que inicialmente os discentes sentiram dificuldade em mobilizar e articular os conceitos químicos com o vidro, mesmo já tendo estudado nas séries anteriores que poderiam ser relacionados, por exemplo: estados físicos da matéria, compostos inorgânicos, ligações químicas, entre outros. No entanto, ao ser trabalhado em sala de aula a abordagem CTSA na contextualização dos vidros, os estudantes demonstraram motivação e interesse pelo o que estava sendo discutido, resultando em uma maior mobilização e elaboração de relações conceituais significativas. Além disso, acreditamos que os mesmos mudaram as suas respectivas concepções a respeito da química como sendo uma ciência sem nenhuma implicação em suas vidas.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectVidropt_BR
dc.titleA utilização da contextualização e da abordagem CTSA no ensino de química como ferramenta auxiliar na compreensão da temática vidro.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9959337315795254pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0828599421701934pt_BR
dc.description.abstractxThe present research sought to analyze how the use of the CTSA approach in the contextualization of the glass theme can result in a greater significance of the chemistry contents seen in the classroom. Thus, as described in the literature, it was necessary to use means to verify possible changes in the reality of the teaching of chemistry, seeking a learning in an effective way. Thus, the participants of this research were the students of a group of the third year of high school, of the Reference School of the municipality of Panelas-PE. In order to collect the data, the groups of students constructed conceptual maps after each stage and later the analyzes were performed. Also, students were asked to answer the focal question at the outset according to their prior knowledge: What is the understanding of glass? And the second focal question after having used the entire resource: What chemical concepts can be related to glasses? From the results obtained, it was apparent that initially the students had difficulty in mobilizing and articulating the chemical concepts with glass, even though they had already studied in previous series that could be related, for example: physical states of matter, inorganic compounds, chemical, among others. However, when working on the CTSA approach in the contextualisation of glasses, the students demonstrated motivation and interest in what was being discussed, resulting in a greater mobilization and elaboration of meaningful conceptual relationships. In addition, we believe that they have changed their respective conceptions regarding chemistry as being a science with no implication in their lives.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, Paloma Maria de.pdf3,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons