Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42980

Share on

Title: Impactos da formação continuada de professores na qualidade do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental no município de Bonito - PE.
Authors: OLIVEIRA, Ismillanni Dias de
Keywords: Professores - Formação; Prática de ensino; Ciência; Tecnologia
Issue Date: 19-Dec-2018
Citation: OLIVEIRA, Ismillanni Dias de. Impactos da formação continuada de professores na qualidade do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental no município de Bonito - PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: A pesquisa de caráter qualitativo busca compreender o significado da formação continuada para a prática docente do professor de ciências nos anos finais do ensino fundamental e os objetivos identificar como a formação continuada influencia na prática docente; analisar as dificuldades dos docentes de inovar na prática docente; conhecer os obstáculos de utilizar as TICs na prática docente. Para isso realizamos uma entrevista semiestruturada, realizada com professores formados que lecionam a disciplina de ciências nos anos finais do ensino fundamental II, nas escolas municipais da área urbana do município de Bonito no agreste pernambucano. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de setembro e outubro de 2018. As perguntas foram fundamentadas tendo como referência norteadora de autores que trazem as discussões sobre a importância da formação continuada na atualidade, fortalecimento do trabalho na escola, formação continuada e o ensino e Tecnologia no ensino. Foi possível concluir que existe fragilidade a formação continuada no município embora os professores atribuam fundamental importância a formação continuada de professores. Dentre as razões citadas atribuiu-se que ainda é preciso investir em qualificação dos profissionais que executam as formações continuadas; É preciso que as formações continuadas sejam pensadas para os professores do município escutando e buscando solucionar as inquietações trazidas pelos docentes, elaborando formação continuada que discutam a inserção da tecnologia no ensino, propiciando um ambiente onde o professor possa desenvolver a autoformação participativa de forma crítica- reflexiva, construindo e investindo na sua identidade profissional. Possibilitando aos docentes um espaço e subsídios que proporcionem a esses profissionais a desenvolver habilidades quanto profissionais e consigam desenvolver espaços onde seja propicio ao aluno desenvolver habilidades para a formação do sujeito critico, reflexivo e ativo na sua realidade social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42980
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA, Ismillanni Dias de.pdf554,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons