Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4297
Título: Movimento de capitais e crescimento econômico : a reinserção do Brasil ao crédito internacional na década de 90
Autor(es): CARVALHO, Uranilson Barbosa de
Palavras-chave: Balança de pagamentos; Capital; Economia
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Barbosa de Carvalho, Uranilson; Policarpo Rodrigues Lima, João. Movimento de capitais e crescimento econômico : a reinserção do Brasil ao crédito internacional na década de 90. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo discutir a incompatibilidade percebida nas economias dos países emergentes e, mais especificamente, no Brasil entre a livre mobilidade dos investimentos na conta de capital e financeira do Balanço de Pagamentos e o propósito ao estímulo do crescimento do produto e da renda. A abertura financeira, independente do regime cambial adotado, limita a gestão do Banco Central ao exercício da política monetária contracionista para atrair capital de curto prazo e, também, evitar sua evasão. Tal atitude provoca sérios danos à atividade produtiva do país, pois empresários e consumidores terão que se adaptar às elevadas taxas de juros, que tendem a subir progressivamente, nos momentos dos ataques especulativos contra a moeda nacional. O caminho apresentado nesse trabalho foi a sugestão à efetivação de controles diretos e indiretos sobre o movimento do capital de curto prazo. A menor liberdade ao mesmo tempo em que estabelece as condições à prática dos juros mais baixos, possibilita uma política fiscal mais expansiva, vista a redução da pressão dos juros nos gastos públicos, construindo as condições necessárias à ampliação dos montantes dos investimentos realizados pelo governo na economia. Em suma, no Brasil o controle de capitais criaria um ambiente favorável para efetivação da política monetária e fiscal mais expansivas, fundamentais ao estabelecimento dos meios para alcançar o legado do crescimento sustentável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4297
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5923_1.pdf640,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.